Bolo de Courgete com Lima e Canela





Até à data tenho feito alguns bolos que até têm saído muito bons e saborosos. Por isso, acho engraçado que quando estou para fazer um bolo de courgete, aguardo que fique diferente dos outros todos, pelo menos que fique melhor de textura e sabor ou até mesmo com outra côr. 

No entanto, por vezes não é bem isso que acontece, ou seja, uns ficam com a tonalidade dos ingredientes colocados, outros ficam maiores ou mais pequenos e outros ficam ainda com um sabor diferente de todos os outros. 

E este que fiz hoje realmente ficou diferente, apesar de não ter crescido muito, porque em vez de limão coloquei uma lima, até ficou com uma tonalidade bonita e quase nem se nota a côr verde tão própria desse ingrediente. 

Aqui fica a receita e qualquer dia experimento com outros ingredientes como alfarroba, cacau, amêndoas ou cajus.

Ingredientes (massa):

1 courgete grande (aproximadamente 340g ralada finamente e passar por um pano para largar a água)
150g de Farinha de espelta integral
150g de Farinha de espelta branca
150g de Óleo de Côco
3 colheres de sopa de sementes de linhaça para 9 colheres de sopa de água demolhadas durante 15 minutos (Ver aqui como fazer)
300g de tâmaras medjool
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento 
2 colheres de chá da raspa de 1 lima
1 colher de chá de canela em pó

Preparação: 

Num recipiente, colocar o óleo de côco, o preparado das sementes de linhaça e bater muito bem com uma vara de arames até ficar com uma textura homogénea. 

Entretanto, na bimby adicione as farinhas mais as tâmaras medjool e pulverize um minuto ou até ficar com uma mistura reduzida a pó. Junte o preparado do óleo ao preparado das farinhas e incorpore tudo muito bem. 

Coloque de seguida a courgete ralada finamente com a raspa da lima e mexa muito bem com a vara de arames durante uns segundos. Adicione o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e a canela para fazer uma ligação entre todos os ingredientes.

Verta o preparado numa forma redonda forrada com papel vegetal ou farinha e leve a forno pré-aquecido a 160º durante cerca de 40 a 50 minutos, dependendo do forno. 

Ingredientes (Cobertura):

200 ml de água à temperatura ambiente
2 colheres de sopa farinha de espelta branca
4 colheres de sopa farinha de aveia
2 colheres de sopa óleo de côco
2 colheres de sopa cacau em pó
5 colheres de sopa maple syrup (Xarope de Ácer)

Preparação:

Levar todos os ingredientes ao lume até levantar fervura e ficar com uma massa cremosa. Se necessário acrescente um pouco mais de água. Verter o preparado por cima do bolo com o auxílio de uma espátula.

Bom apetite.

Nota: As tâmaras medjool servem de substituto dos açucares refinados, caso não tenham estas tâmaras podem usar outras tâmaras, açucar mascavado ou açucar de côco, sendo este muito mais saudável do que o anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário