Sei que não tenho vindo aqui escrever as últimas receitas que tenho feito e postado no facebook do blog, mas a minha vida tem dado uma enorme reviravolta e por alguns contratempos e factores pessoais, não me tem sido possível vir aqui com a atenção que vocês todos que me seguem merecem.
Mas com empenho, força e convicção que tudo vai melhorar, aqui estou eu com mais uma receitinha, daquelas doces e boas que todos nós gostamos de saborear de vez em quando, que é um bolo mármore veganito.
O meu filho fez 6 anos na semana passada, dia 9 de Junho (adoro este número ❤) e como tal, não podia deixar passar esta data sem fazer um bolinho para cantarmos os parabéns na escola juntamente com os seus amiguinhos e a educadora.
Decidi fazer um bolo diferente mas que todas as crianças pudessem gostar, saborear e ficarem felizes por poderem comemorar com o meu filhote e ainda por cima um bolo vegetariano sem ovos, leites e seus derivados, totalmente nutritivo e saudável.
Quando chego à escola mal entro na sala, vejo logo umas 15 crianças todas contentes por verem o bolo, disseram que estava muito bonito e que devia ser delicioso.
Cantámos todos os parabéns e quando começo a cortar as fatias para entregar a cada um dos petizes, dou por mim rodeada de criançada a querer repetir duas e três vezes as fatias do bolinho.
São crianças habituadas ao açucar processado, às gomas, aos chocolates, aos danoninhos e manhãzitos e todos os "itos" que existem em todos os hipermercados.
Como tal, foi para mim, um misto de sensações como gratidão, amor e felicidade quando vejo que gostaram verdadeiramente e um dos melhores amigos do meu filho vem ter comigo e diz: "Mãe do Miguel, foi o melhor bolo que comi em toda a minha vida"...ahahahah...( sendo que tem 6 anos e uma vida inteira pela frente para provar bolos)
O meu filhote ficou muito feliz pelos amigos gostarem do bolo da mãe e acabou por dizer no final: " Mãe sabes uma coisa?! Diz filho: "Eu adoro ser vegetariano".
E só por este comentário, já valeu a pena todo o esforço para fazer um bolo de aniversário que todos pudessem comer e gostar.
Ingredientes:
2 chávenas farinha de espelta integral
300 g farinha de côco
6 colheres de sopa de cacau em pó
15 tâmaras medjool demolhadas em água morna durante 30 minutos
180 ml óleo de côco
1 chávena e meia de água à temperatura ambiente
1 chávena e meia de bebida vegetal de côco
6 gotas essência de baunilha
2 colheres sopa de fermento em pó
Cobertura:
150g castanhas de caju demolhadas em água de véspera
10 morangos biológicos
150 ml bebida vegetal de côco
xarope de ácer q.b.
morangos e mirtilos para decorar
Preparação:
Comece por pré aquecer o forno a 170º.
Retirar a água da demolha das tâmaras e secar com um pano fino o excesso de água.
Levar a farinha de espelta integral com as tâmaras até um processador ou na bimby e triturar esta mistura durante 1 minuto na vel 9.
Numa taça grande juntar este preparado com a farinha de côco, o óleo de côco, a água morna, o leite de côco e a essência de baunilha.
Mexer com a vara de arames até ficar uma massa uniforme.
Antes de colocar o fermento adicione o cacau em pó e mexa com uma colher para ficar com o efeito de mármore.
E só por último deve juntar o fermento e mexer apenas para misturar todos os ingredientes.
Colocar a mistura numa forma alta com furo no centro, untada com óleo de côco e levar ao forno a 180º por cerca de 40 minutos aproximadamente.
Dependendo do forno deverá ficar pronto quando fizerem o teste do palito e sair limpinho.
Para fazer a cobertura, basta colocar num processador os cajus com o leite de côco e triturar muito bem uns minutos até ficar um créme homogéneo. Adicionar os morangos mais o xarope de ácer e processar mais um pouco.
Quando o bolo estiver à temperatura ambiente cobrir com o créme de cajus e decorar com morangos, mirtilos e chocolate derretido por cima.
P.S Podem substituir as tâmaras por açúcar mascavado ou açúcar de tâmaras. E ainda substituir o cacau em pó por farinha de alfarroba. Vai depender do gosto de cada um. O bolo cresceu muito porque fiz numa forma alta com furo no meio. No entanto, já testei com outro tipo de formas e deu bom resultado mas pode é não crescer tanto como foi neste caso. Podem também substituir o leite de côco da cobertura por água e fazer com natas vegetais em vez de castanhas de cajú.
Corajosa está mto bonito e se estava saborosa merece 5 estrelas.
ResponderEliminarGrata pelo seu comentário. Como não sei o seu nome resta-me agradecer sr. ou sra. anónimo(a) :)
EliminarOlá :) o bolo está lindíssimo :) ficou muito doce? Como tem tantas tâmaras... é q eu não gosto das coisas muito doces :)
ResponderEliminarOlá Cristina :) O bolo não ficou nada doce muito pelo contrário. Levou apenas 15 tâmaras, eu é que ao escrever 300g de farinha de côco também escrevi 30 tâmaras. Foi um lapso meu que já vai ser corrigido. Grata pelo teu comentário e pelo teu reparo. Volta sempre :)
Eliminar