Bebida vegetal com curcuma e especiarias - O famoso "leite dourado"


Tradicionalmente, o chamado " Golden Milk" ou "leite dourado" é uma bebida originária da India, com influência na medicina ayurvédica. 

Considerada um dos sistemas medicinais mais antigos do mundo, a ayurveda considera a doença muito antes dela ser entendida no nosso organismo. Pois muitos dos nossos desequilíbrios, tendem a aumentar com o passar dos anos, originando doenças muito antes de termos conseguido entendê-las no nosso corpo.

Tendo como base a cúrcuma, esta deliciosa bebida é muito fácil de preparar, cheia de nutrientes e benefícios para a nossa saúde que a maior parte das pessoas desconhece. Sendo anti-inflamatória, ajuda a prevenir constipações, fortalece o nosso sistema imunitário, ajuda na nossa digestão ao bebermos após a refeição e antes de ir dormir.

A medicina Ayurveda usa ainda a cúrcuma para lesões na pele, inflamações no tubo digestivo, dores ou desconfortos bem como problemas no fígado. Já a ciência moderna confirma as suas propriedades antibacterianas e antioxidantes.

Tradicionalmente, o leite dourado é feito com leite, mel, curcuma e algumas especiarias. No entanto, escolhi fazer uma receita sem nenhum ingrediente de origem animal, podendo desta forma mostrar que se consegue fazer bebidas saborosas de outras maneiras. 

Fonte: www.cultivate.com.br 

Receita: ( a minha versão de "leite dourado" )

200 ml bebida vegetal de amêndoa
1 colher de chá curcuma em pó biológica
1 pitada de pimenta preta
1 pau de canela
1 pitada de cacau crú em pó
1 cm de gengibre fresco 
1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Preparação:

Adicione num tacho a curcuma, a pimenta preta, o pau de canela, o cacau, o gengibre fresco ralado e a essência de baunilha. Acrescente a bebida vegetal de amêndoa ou da sua preferência, mexa com uma vara de arames durante uns 5 minutos. Beba e saboreie estes aromas maravilhosos. É uma óptima substituição para o chá. 

Na versão ayurvédica:

Pasta de curcuma: Junte uma colher de chá de curcuma mais uma colher de chá de pimenta preta em água e faça uma pasta. Guarde no frigorífico e utilize nos seus cozinhados.


Leite dourado: Num tacho, junte bebida vegetal da sua preferência, pode ser de côco, amêndoas ou de arroz mais meia colher de chá de curcuma em pó, uma pitada de pimenta preta e uma colher de chá de óleo de côco. Mexer um pouco durante uns minutos, adoce com xarope de ácer ou outro de sua preferência, beba e saboreie.

Sem comentários:

Enviar um comentário