Tofu de cebolada com laranja e batatas no forno caramelizadas


Quando penso naquilo que vou cozinhar nem sempre sei que ingredientes utilizar nas minhas receitas. Isto acontece-me na maioria das vezes, porque sou uma pessoa de momento, partindo para a acção no imediato.

Isso faz de mim alguém que se posiciona no mundo como sendo uma pessoa com uma personalidade activa, dinâmica e rápida mentalmente :)

Vi que tinha no frigorífico uma embalagem de tofu da marca Biodharma que costumo comprar no Celeiro. Reparei numas batatas brancas que já estavam a ficar esquecidas, encontrei umas couves acelgas onde podia fazer um delicioso salteado e mais umas ervas aromáticas para deixar aquele cheiro maravilhoso na cozinha.

Para dar largas à minha imaginação e veia criativa dei de caras com umas laranjas fantásticas, com um sabor inigualável, e sendo biológicas são muito mais doces e sumarentas, bem como, os meus óleos essenciais da DoTerra que são a pura maravilha da naturzeza.

Com todos os ingredientes na minha bancada comecei a orientar o meu pensamento para fazer uma bela receita e assim aconteceu. 

Passado uma hora tinha tudo feito e preparado para poder disfrutar da companhia com a minha família. A maioria das vezes, as pessoas pensam que cozinhar refeições vegetarianas dá muito trabalho e que para isso possa acontecer não têm tempo. 

Mas essa teoria não corresponde muito bem à realidade, e como tal, vou passar a explicar como se faz esta receita simples, fácil, rápida e muito saborosa desmistificando pensamentos mais conservadores e visões ultrapassadas. 

Ingredientes:

1 embalagem de tofu da marca Biodharma ou Shantala 
1/2 quilo de batatas brancas ou doce
1 molho de couves acelgas
sumo de 1 laranja pequena
5 gotas de óleo essencial de laranja selvagem
1 cebola roxa grande
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 pitada de flor de sal
1 gota de óleo essencial de tomilho 
ervas aromáticas: tomilho
temperos a gosto: tamari, pimentão doce, alho em pó

Preparação:

Na noite anterior, cortar o tofu em fatias mais ou menos 1 centimetro cada e fazer uma marinada para criar sabor durante essas horas. Reservar no frigorífico.

Para a marinada basta cobrir o tofu com tamari, azeite, sumo de um limão, pimentão doce e alho em pó. Podem também juntar um pouco de vinho branco, fazer vinha de alhos ou outras marinadas que estejam mais de acordo com o vosso palato.

Na altura de começarem a cozinhar podem espremer o sumo da laranja juntamente com as gotinhas de óleo essencial de laranja selvagem para um recipiente e reservar. 

Pré aquecer o forno a 180º durante 10 minutos.

Cortar as batatas com casca em meias luas ou da maneira que mais gostarem, lavem bem e reservem dentro de um recipiente com água até ao momento de serem cozinhadas. 

Num wok saltear as couves acelgas com um fio de azeite, dois dentes de alho e uma pitada de sal. Não juntem uma grande quantidade porque as couves verdes têm tendência para largar água e se colocarem muito sal ficam mesmo salgadas. Basta uma colher de café. Reservar.

Entretanto, colocar o tofu em fatias numa travessa de ir ao forno, cobrir com a marinada do dia anterior, a cebola roxa cortada em fatias mais o sumo da laranja.

Juntar as batatas noutra travessa e regar por cima com um pouco de azeite, pitada de flor de sal, pimentão doce e alho em pó.

Levar ao forno a assar mais ou menos uns 30 minutos ou até as batatas ficarem estaladiças e o tofu começar a ficar com uma tonalidade dourada.

No final, polvilhar por cima das batatas um pouco de tomilho e 1 gotinha de óleo essencial thyme (tomilho).

Juntar por cima do tofu as gotinhas de óleo essencial de laranja selvagem e mexer para largar os seus aromas.

Esta marinada e os óleos essenciais foram a cereja no topo desta receita :-)

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário