Existe uma infindável variedade de cogumelos para todos os gostos e feitios mas eu gosto mesmo é dos pleurotus e dos maravilhosos shitake.
O seu sabor, a textura bem como a sua consistência levam-me a crer que sejam do outro mundo para nos maravilhar com todo o seu esplendor.
Talvez porque são os mais usados na culinária vegetariana contendo em si mesmos todos os nutrientes e proteínas necessárias para uma alimentação equilibrada.
Costumo fazer esta receita cá em casa e esta semana não foi excepção, pois mais uma vez correu tão bem que resolvi partilhar convosco.
Umas amigas fizeram questão de saber ao pormenor como faço este prato veganito e então aqui vai a receitinha:
Ingredientes:
500g de cogumelos pleurotus
1 chávena ou medida de arroz basmati ou integral
200g de castanhas assadas
2 cebolas roxas pequenas
2 dentes de alho
1 pitada de sal marinho
azeite q.b.
coentros, salsa, oregãos
temperos: pimenta preta, curcuma, pimentão doce,
Modo de preparação:
Lavar as castanhas em água corrente e dar-lhes um golpe em cruz ou ao meio. Colocá-las numa travessa com um punhado de sal e levá-las ao forno a 160º uns 15 a 20 minutos prestando sempre muita atenção para não enrijecerem nem ficarem queimadas. Reservar.
Num tacho, juntar um fio de azeite mais um dente de alho e deixar alourar por uns minutos. Passar o arroz basmati por água e adicionar ao passo anterior. Mexer um pouco e colocar duas medidas de água a ferver para uma medida de arroz. Colocar a tampa no tacho e em 10 minutos fica pronto. Reservar.
Num wok juntar um fio de azeite, uma folha de louro, as cebolas cortadas em meias luas e os alhos cortados finamente. Mexer um pouco até alourar e, de seguida, adicionar os cogumelos previamente passados por água, apenas uns 2 ou 3 segundos para retirar alguma terra que venha agarrada.
Ir mexendo até que os cogumelos comecem a soltar alguma água, adicionando os temperos que fazem parte da receita ou outros que seja mais do vosso agrado. Eu gosto de terminar as receitas de cogumelos com salsa e coentros, um pouco de oregãos ou cebolinho. Fica ao vosso critério.
Apagar o lume enquanto os cogumelos ainda estão com algum liquido e juntar ao arroz basmati já cozinhado bem como às castanhas assadas. Podem cortá-las aos bocados ou mesmo servi-las inteiras para poderem saboreá-las ainda melhor.
Bom apetite.
Sem comentários:
Enviar um comentário