Burguer de polenta com arroz e salada verde



Um destes dias, andava a arrumar os armários da minha cozinha quando reparei que ainda tinha por utilizar um pacote de polenta. Naquele instante, comecei logo a pensar que receitas podia fazer com este resultado da moagem incompleta dos grãos de milho.

Quando era pequena, a minha avó materna fazia as papas de milho de variadíssimas maneiras tanto doces como salgadas. As minhas favoritas eram aquelas em que ela colocava leite, canela e limão, tal como se faz agora nas receitas de papas de aveia.

Ficavam tão saborosas que eu achava aqueles lanches e pequenos almoços um verdadeiro manjar da culinária regional. 

Hoje em dia, voltando aos tempos da minha infância, posso afirmar que as receitas do nosso lindo Portugal são de uma riqueza extrema a nível cultural.

No entanto, sendo vegetariana desde que tomei essa consciência, tenho alterado algumas dessas receitas, pois acredito que o que é bom deve manter-se sem ferir os animais, a nossa saúde e o planeta.

Este burguer foi pensado com o intuito de testar a sêmola de milho noutra perspectiva gastronómica. Numa vertente mais actual e moderna, dando espaço para mostrar que todos os alimentos podem ser transformados naquilo que se quiser, juntamente com outros ingredientes que façam sentido.

Aqui deixo a receita com muito sabor, alma e cor 

Ingredientes:

150g semola de milho
1 courgete pequena 
1 cenoura grande
1 cebola roxa
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de sementes de chia demolhadas em 6 colheres de sopa de água durante 15 minutos ou até ficar com um aspecto gelatinoso 
Metade de um pimento vermelho
80 g farinha de aveia ou outra à escolha
1 colher sopa de levedura nutricional
1 colher sopa de polvilho doce
temperos: 1 pitada de curcuma, pimenta preta, pimentão doce e alho em pó
1 molho de coentros 
1 pitada flor de sal
300 g de água a ferver
Azeite q.b

Num wok fazer o refogado com azeite, a cebola e o alho picados finamente, juntar os legumes cortados mais os temperos a gosto e deixar a cozinhar mexendo sempre durante uns minutos. Reservar.

Num tacho colocar a água a ferver e juntar a sêmola de milho com uma pitada de flor de sal e o molho de coentros apenas para dar sabor segurando com a mão de forma que fiquem a boiar dentro do tacho. Quando terminar de cozinhar retirá-los deixando a polenta arrefecer e reservar.

Numa taça juntar o preparado da polenta com os legumes mais a farinha de aveia, a chia, o polvilho doce e a levedura nutricional amassando com as mãos. 

Colocar a massa em moldes de burguer ou moldar com as mãos. No final, assar no forno pré aquecido a 180° uns 15 minutos de cada lado ou até ficarem levemente dourados. 

Podem também assar na máquina Airfryer ou levar a uma frigideira com um pouco de azeite.

Acompanhei esta receita com arroz basmati simples e uma salada verde com tomatinhos.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário