Patê de Castanha de Caju



Desde que provei castanha de caju pela primeira vez, que senti que era um fruto seco multifacetado. Tem um sabor muito característico, tanto doce como salgado e muito saboroso. Pode ser utilizado na confecção de bebidas vegetais, como substituição de leites de derivados animais, em patês, doces, sobremesas, queijos veganos ou até mesmo para molhos e acompanhamentos. 

Eu gosto especialmente de bebida vegetal com este sabor e de patês. Por isso mesmo, lembrei-me de fazer uma receita deliciosa de patê de castanha de caju para servir de snack ou aperitivo numa tarde com amigos em casa, podendo ser acompanhado por palitos de cenouras, de batata doce ou até mesmo com tostas integrais. 

Esta receita pode ser feita tendo por base o caju, pois os restantes ingredientes podem ser alterados ao vosso critério. Por exemplo, pode substituir tomate por pimentos vermelhos ou colocar ervas aromáticas em vez de especiarias.

Ingredientes: 

150g de castanha de cajú previamente demolhada em água entre 4 a 8 horas
1/2 tomate pequeno
1 pimento vermelho pequeno
1/4 cebola
1 dente de alho
Flor de sal q.b.
Pimentão doce q.b.
Gengibre fresco ralado q.b. ( uma pequena porção para não ficar muito picante mas claro que fica ao critério de cada um)
salsa e coentros q.b.
pimenta preta q.b.
sementes de sésamo e papoila q.b.

Colocar numa chávena 150g de castanha de cajú previamente demolhadas entre 4 a 8 horas. Após esse tempo, retirar a água e triturar na bimby uns segundos de forma a ficarem com uma consistência cremosa. 

Juntar o pimento vermelho, o tomate, a cebola, o dente de alho e a flor de sal e triturar na vel 6 uns 10 segundos. 

Acrescentar o pimentão doce, o gengibre ralado, a salsa com os coentros, a pimenta preta ( se for mesmo necessário) e as sementes e triturar tudo na vel 8 durante 1 minuto. 

Quando verificar que o patê está com uma boa textura, rectifique os temperos coloque numa taça e decore com ervas aromáticas. 

Colocar no frigorífico até servir. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário