Croquetes de feijão vermelho com tofu e especiarias


Já tenho feito aqui no blog croquetes e burgueres vegetarianos de leguminosas, quer sejam de grão de bico, de feijão azuki, de feijão preto bem como feijão vermelho e que acabam por ficar sempre muito saborosos. 

No entanto, lembrei-me de acrescentar tofu desta vez, por ter visto em alguns blogs vegetarianos que ficavam com uma boa consistência. 

E assim fiz, uns croquetes de origem vegetal à minha maneira, que ficaram bons de sabor, textura e côr.


Ingredientes:

1 chávena de feijão vermelho demolhado de véspera 
1 tira de alga kombu (compro no Celeiro)
1 embalagem de tofu da marca Shambala ( comprei no AmorBio)
1 chávena de arroz basmati demolhada de véspera
1/4 chávena de amido de milho
1/4 chávena de farinha espelta
1/4 chávena de farinha aveia
1 cenoura 
1 cebola pequena
1 dente de alho sem o veio do meio
1 folha de louro
1 pitada de flor de sal
1 fio de azeite
1 pouco de óleo de côco
Mix de vegetais: alface frisada, cenoura laminada, tiras de couve roxa, rúcula
especiarias: cominhos, curcuma, pimentão doce
ervas aromáticas: oregãos e tomilho




Preparação:

Depois de demolhar o feijão vermelho em água durante a noite deitar para as plantas a água da demolha. Entretanto, colocar num tacho o feijão com uma tira de alga kombu e uma pitada de flor de sal e deixar cozer durante uns 30 minutos. Quando terminar a cozedura retirar a alga kombu e guardar a água num recipiente para fazer doces com aquafaba ou para deitar nas plantas. Reservar o feijão num recipiente à temperatura ambiente.

Demolhar o arroz basmati durante a noite e quando o for cozinhar deite fora essa água. Faça o arroz num tacho com um fio de azeite, metade da cebola, o alho e a cenoura bem cortadas fininhas e em quartos. Deixe refogar uns minutos e acrescente o dobro da água. É um arroz que cozinha rápido, em 10 ou 15 minutos fica pronto. Deixa um aroma e um cheirinho fantástico por onde estiver a cozinhar. Reservar.

Entretanto, noutro tacho faça um refogado só com um fio de azeite e a outra metade da cebola deixando cozinhar uns minutos. Acrescente uma pitada de cominhos, curcuma e pimentão doce, e se não apreciar estes condimentos que costumo utilizar pode escolher os que são do seu gosto. Fica ao critério de cada um. 

Deixar que os aromas fiquem mais apurados para acrescentar o tofu esmigalhado com as mãos mexendo sempre por forma a ficar com todos os sabores em simultâneo. De imediato, coloca-se a essa mistura o feijão triturado na bimby uns segundos deixando também apurar todos esses aromas próprios das especiarias.

Quando estiver tudo cozinhado colocar essa mistura numa taça, acrescente a farinha de espelta e aveia para moldar os croquetes com as mãos. Entretanto, pré-aqueça o forno a 180º e poder colocar os croquetes lá dentro durante uns 10 minutos de cada lado.

Se pretender também pode fritar em óleo de côco uns 3 minutos de cada lado, pois como já referi algumas vezes aqui no blog, o óleo de côco é mais saudável que os outros óleos alimentares, já que aguenta altas temperaturas sem danificar os nutrientes dos alimentos.

Para panar basta colocar numa tigela quatro colheres de água com 4 colheres de amido de  milho. Também poderá ver aqui que outras maneiras existem para substuição dos ovos nas suas receitas. 

Acompanhar com o arroz de cenoura e o mix de vegetais temperados com vinagre balsâmico, um fio de azeite, flor de sal q.b., tomilho e orégãos 

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário