Bolo de banana com tâmaras e canela


Ontem foi mais um aniversário de união com a minha cara metade, e depois de pensar algum tempo se ia jantar fora ou se ficava em casa, resolvi ficar no quentinho do lar e fazer umas comidas boas, nutritivas, saudáveis e coloridas para mimar o pessoal cá de casa: o meu companheiro e o nosso filhote. 

De tempos a tempos, gosto de fazer receitas onde possa ficar surpreendida e surpreender quem me segue desde que seja pela positiva, claro! E isso penso que foi atingido com esta maravilhosa receita.

Depois de algumas horas a pensar o que iria fazer, decidi-me por este bolo vegetariano sem adição de açucar ou lacticínios e sem ingredientes de origem animal, como é de facto a mensagem que quero transmitir através deste blogue.


Deu-me um gosto especial fazer esta receita, não somente por ser um dia comemorativo, mas também porque este bolo foi feito sem açucar mascavado, que é o ingrediente que costumo utilizar normalmente quando faço a minha doçaria. 

No entanto, consegui introduzir na receita dois dos ingredientes naturais que mais aprecio na vida e que adoçam qualquer bolo ou sobremesa naturalmente: bananas e tâmaras medjool.


Desde que iniciei a minha alimentação vegetariana que já lá vão uns bons anos, que sempre foi o mais complicado para mim, introduzir alimentos ou ingredientes que pudessem substituir os açucares refinados ou até mesmo os lacticínios. 

Assim sendo, sempre que queiram fazer um bolo vegan sem estes ingredientes nada saudáveis para a nossa saúde, podem fazer estas substituições, utilizando bananas, tâmaras medjool que encontram facilmente em lojas de produtos naturais, lojas a granel ou em feiras biológicas.


De qualquer maneira, também conseguem fazer este bolo ou outros semelhantes com figos secos ou tâmaras que se encontram em superfícies comerciais.

E agora vamos à receitinha!!!



Ingredientes:

200g de tâmaras Medjool sem caroço
5 bananas bem maduras
1 colher chá de canela em pó
1 chávena de leite vegetal à escolha (eu usei bebida de arroz)
6 colheres sopa de azeite
1 colher sopa de flor de sal
2 chávenas farinha de espelta integral 
1 colher sopa generosa de fermento em pó sem glúten
1 colher café generosa de bicarbonato de sódio

Cobertura do bolo:

1 banana grande bem madura
2 colheres sopa de leite de côco ou natas vegetais de arroz
1 colher sopa cacau em pó ou farinha de alfarroba
Morangos e framboesas para decorar

Preparação:

Retire os caroços das tâmaras e triture-as na bimby ou num processador durante uns segundos. De seguida, adicione as bananas cortadas ao meio e volte a triturar até ficar com um creme consistente. 

Num taça, misture a massa com o azeite e o leite, junte a farinha, a canela, a flor de sal e o fermento, mexendo com uma vara de arames entre cada ingrediente que vai adicionando ao recipiente. 

No final, coloque o bicarbonato de sódio muito devagar e mexa com a vara apenas uns segundos.

Numa forma untada com óleo de côco e farinha, junte o preparado e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 45 minutos ou até o palito ficar seco.

Desenforme quando o bolo se encontrar completamente seco.

Para fazer a cobertura do bolo basta triturar a banana com os ingredientes escolhidos, eu utilizei leite de côco e cacau em pó, até obter um creme cremoso. Leve a lume por uns segundos até começar a engrossar e deite o preparado por cima do bolo. Pode guardar no frigorífico até servir. Decore com morangos e framboesas.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário