Burguer vegetariano de quinoa e grão


Hoje o meu almoço vai ser este delicioso burguer de quinoa e grão com especiarias e ervas aromáticas. 

Gosto especialmente do sabor destes dois ingredientes que juntamente com a salada veio dar ainda mais brilho, saúde e amor a este pratinho maravilhoso.

Existem variadíssimas formas de fazer um bom burguer vegetariano, sendo que para isso basta ter leguminosas quer sejam grão, feijão vermelho, branco, preto, ervilhas, favas que se juntam a um cereal com qualidade podendo igualmente ser quinoa, millet, arroz basmati, arroz integral, cevada, trigo sarraceno ou outro que o seu palato esteja mais habituado a degustar.

De seguida, é só usar a imaginação e a criatividade na culnária que o gosto e o paladar juntamente com os restantes ingredientes farão dessa refeição um manjar dos deuses.


Ingredientes:

1/2 chávena de grão cozido
1/3 chávena de quinoa
3 tomates médios
1/2 chávena de farinha de aveia ou outra à vossa escolha
1 colher de sopa de levedura nutricional
1 colher de sobremesa polvilho azedo
1 colher de sopa sementes de chia em 3 colheres de sopa de água morna
1 cebola roxa
2 dentes de alho
azeite q.b.
um pitada de flor de sal
Temperos a gosto 
ervas aromáticas: manjericão, orégãos 
especiarias: curcuma, pimentão doce e pimenta preta 
óleos essenciais: limão, oregão 




Preparação:

Cozinhar a quinoa num wok com um fio de azeite e um dente de alho, adicionar água a ferver até metade do recipiente e deixar cozinhar até a água evaporar por completo. Pode acrescentar temperos a gosto. Por vezes, ponho estrela de anis ou outro aroma que sinta fazer sentido.

Triturar num processador ou na bimby na velocidade 4 durante um minuto o grão cozido mais a quinoa. Depois de triturada levar essa mistura a uma taça e juntar a farinha, a levedura nutricional, o polvilho azedo e as sementes de chia demolhadas em 3 colheres de sopa de água morna até ficar com um aspecto gelatinoso.

Mexer o preparado muito bem com as mãos até obter uma massa homogénea. Reservar.

Num tacho, juntar um pouco de azeite, a cebola mais o alho bem picados, os tomates descascados e ir mexendo até o refogado começar a ferver. Temperar com orégaos, flor de sal, manjericão fresco, pimentão doce, pimenta preta e curcuma. Triturar esta mistura durante uns segundos e juntar ao preparado anterior.

Moldar burguers com as mãos ou com moldes e colocar meia hora no frigorífico para ser mais fácil de cozinhar. Levar os burguers ao forno com um pouco de azeite a 150º durante uns 15 minutos e virar a metade do tempo. Também pode juntá-los num wok com um fio de azeite e cozinhar 3 minutos de cada lado.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário