Pastéis de Arroz e Courgete com Manjericão




Sou daquelas pessoas que tem sempre uns restos de comida no frigorífico, e como não aprecio de maneira nenhuma desperdiçar, a maior parte das vezes sai-me umas invenções culinárias bem engraçadas.

Desta vez tinha um resto de arroz basmati e uma courgete a ficar com um aspecto pouco convidativo para uma refeição com legumes.

E de repente, tornou-se o ingrediente chave para estes pastéis de arroz que faço muitas vezes, mas até então ainda não tinha acrescentado nenhum legume a esta massa tão apetitosa e fácil de fazer.

O arroz basmati pode ser feito de muitas maneiras mas eu especialmente gosto quando é confeccionado assim ver aqui

E agora vamos à receita dos pastéis:

Ingredientes:

Restos de arroz basmati do frigorífico
1 courgete ralada
1/2 chávena de farinha de grão
3 colheres de sopa de farinha de linhaça para 9 colheres de sopa de água ( demolhar 15 minutos para substituição de 3 ovos )
1 pitada de flor de sal
1 colher de chá de fermento sem glúten
1/4 de chávena de água ou um pouco menos
6 colheres de sopa de bebida vegetal ( opcional - utilizei de aveia )
Umas folhas de Manjericão

Preparação:

Num recipiente, colocar os restos do arroz com a courgete ralada e mexer bem adicionando a farinha de grão, o fermento e a farinha de linhaça em água. 

Colocar o sal, um pouco de água, a bebida vegetal e as folhas de manjericão bem cortadas finamente, mexer muito bem para fazer a ligação de todos os ingredientes. 

Continuar mexendo até a massa ficar com uma consistência cremosa. 

De seguida, com a ajuda de uma colher retirar pequenas porções da massa de forma a ficarem com uma textura de patanisca ou pastel ficando ao critério de como apreciam estes deliciosos bolinhos.

Levar ao forno num recipiente com papel a 180º uns 20 minutos ou fritar numa frigideira com um pouco de óleo de côco ou vegetal durante uns 3 a 5 minutos de cada lado.

Acompanhar com salada fresca, rúcula, pepinos doces, tomatinhos cherry bem como outras verduras que apreciem para esta refeição. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário