Pastéis de Arroz e Courgete com Manjericão


Quando tenho uns restos de comida no frigorífico sai-me umas invenções culinárias bem engraçadas, pois sou daquelas pessoas que não gosta de desperdiçar comida.

Desta vez tinha um resto de arroz basmati e uma courgete a ficar com um aspecto pouco convidativo para uma refeição com legumes.



E de repente, tornou-se o ingrediente chave para estes pastéis de arroz que faço muitas vezes cá por casa. O arroz basmati pode ser feito de muitas maneiras, mas eu gosto especialmente quando é confecionado desta forma ver aqui

Espero que gostem da receita e se tiverem alguma dúvida perguntem aqui em baixo nos comentários.

Ingredientes:

Restos de arroz basmati do frigorífico
1 courgete ralada
1/2 chávena de farinha de grão
3 colheres de sopa de farinha de linhaça para 9 colheres de sopa de água ( demolhar 15 minutos para substituição de 3 ovos )
1 pitada de flor de sal
1 colher de chá de fermento sem glúten
1/4 de chávena de água ou um pouco menos
6 colheres de sopa de bebida vegetal ( opcional - utilizei de aveia )
óleo essencial de manjericão e limão

Preparação:

Num recipiente, colocar os restos do arroz com a courgete ralada e mexer bem adicionando a farinha de grão, o fermento e a farinha de linhaça em água. 

Colocar o sal, um pouco de água, a bebida vegetal e mexer muito bem para fazer a ligação de todos os ingredientes. 

Continuar mexendo até a massa ficar com uma consistência cremosa, adicionar com um palito dentro do frasco um pouco de óleo essencial de manjericão e  gotas de óleo essencial de limão.

De seguida, com a ajuda de uma colher, retirar pequenas porções da massa de forma a ficarem com uma textura de patanisca ou pastel, fica ao vosso critério a maneira de como mais gostam estes deliciosos bolinhos.

Levar ao forno num recipiente com papel a 180º uns 20 minutos ou fritar numa frigideira com um pouco de óleo de côco ou vegetal durante uns 3 a 5 minutos de cada lado.

Acompanhar com salada fresca, rúcula, pepinos doces, tomatinhos cherry bem como outras verduras que apreciem para esta refeição. 

Bom apetite.

Caso queiras mais informações sobre os óleos essenciais estou disponível para tirar todas as tuas dúvidas, ajudar-te a perceber como funcionam, como usares em ti e na tua família, na tua casa e na vida diária. 

Podes procurar a página do instagram sobre o meu trabalho com os óleos essenciais https://bit.ly/3feLL5U e também no facebook: https://bit.ly/2Djtd6k

Grata por estares aqui e continua a fazer escolhas conscientes ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário