Burguer de beringela e courgete com aveia


Quando somos vegetarianos gostamos de criar e inventar mas nem sempre a nossa veia criativa está em alta. Contudo, há sempre espaço no meu cérebro para fazer um burguer vegetariano, onde posso demonstrar como podemos comer bem, de forma nutritiva, saudável e feliz, com alimentos que todos temos em casa.

Esta é daquelas receitas que costumo fazer muitas vezes mas também levo comigo quando vou para reuniões familiares ou amigos. 
É muito simples, fácil de confecionar e os alimentos podem ser encontrados em todos os estabelecimentos comerciais. 

Os óleos essenciais já fazem parte da minha vida desde 2018 e foi a melhor escolha que fiz desde que soube poder usá-los nas minhas receitas, na minha saúde, que posso ingerir com total confiança e ainda usar na minha higiene diária bem como na limpeza da minha casa. Neste caso usei óleo essencial de limão e oregão para dar um aroma especial.

Aqui fica a receita com uma vontade de que tu também possas fazer a diferença na tua vida, pelo nosso planeta, por nós, pela natureza e por todos os seres sencientes que convivem connosco todos os dias. Faz uma experiência e adere às segundas sem carne vais ver que te vais sentir muito melhor.



Receita: (12 burguers médios aproximadamente)

1 chávena farinha de aveia biológica sem glúten
1 beringela ralada
1 courgete ralada
1 cebola roxa 
1/2 beterraba ralada
4 tiras de pimento vermelho
1 tomate vermelho pequeno 
6 batatas doce laranja 
1 colher de sopa de sementes de chia demolhada para 3 colheres de sopa de água
curcuma ou açafrão das indias, pimentão doce e pimenta preta q.b.
sal q.b.
1 folha de louro
1 dente de alho
azeite q.b.
1 gota de óleo essencial de limão
1 pouco de óleo essencial de oregão



Ralar a beringela e a courgete para uma taça e juntar 1 gota de óleo essencial de limão para não oxidar. Ralar de seguida a beterraba e fazer o mesmo procedimento. 
Levar um tacho ao lume com o azeite, a cebola roxa e o alho cortados finamente, o tomate e o pimento vermelho em cubos. Ir mexendo um pouco e adicionar uma pitada de curcuma, pimentão doce e pimenta preta aos ingredientes anteriores para ganhar sabor. 
Apagar o lume passado uns 5 minutos e deixar arrefecer.
Adicionar todos os alimentos numa taça grande e juntar a farinha de aveia com a chia. Mexer bem com uma espátula de forma que fique com uma boa consistência. 



Moldar em formato de burguers e levar ao forno pré aquecido a 180 graus uns 10 minutos de cada lado.
Para acompanhar cortei umas batatas doce laranja aos cubos temperadas com tomilho, pimentão doce, azeite e uma pitada de sal e coloquei a assar no forno juntamente com os burguers. 
Fiz uma salada de alface frisada e tomate maduro aromatizada com óleo essencial de limão e oregão. 
Ficou com um aroma maravilhoso.
Bom apetite.



Caso queiras mais informações sobre os óleos essenciais estou disponível para tirar todas as tuas dúvidas, ajudar-te a perceber como funcionam os óleos essenciais, como usares em ti e na tua família, na tua casa e na vida diária. 

Podes procurar aqui a minha ligação ao instagram sobre o meu trabalho com os óleos essenciais https://bit.ly/3feLL5U e também aqui no facebook: https://bit.ly/2Djtd6k

Grata por estares aqui e continua a fazer escolhas conscientes ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário