Arroz de lentilhas


Se há comida que eu adoro é arroz de lentilhas com molho de tomate. Aliás, cá por casa todos apreciamos um maravilhoso prato de lentilhas, quer seja numa deliciosa bolonhesa ou num maravilhoso caril. 

As lentilhas são uma leguminosa muito interessante que pode ser utilizada das mais variadas maneiras e até mesmo ser acrescentada a um belo esparguete de courgete como acompanhamento.

Este arroz de lentilhas pode ser consumido com brócolos ao vapor, com grelos ou numa cebolada de espinafres, mas fica sempre ao critério e gosto de cada um.


De qualquer maneira, esta refeição ficou especialmente deliciosa, porque como não tinha legumes para acompanhar, finalizei com uma cama de coentros por cima. E só posso afirmar que ficou na perfeição.

Uma dica é consumir esta erva aromática com regularidade nesta época do ano, porque além de nutritiva serve também de prevenção no que respeita a situações alérgicas e gripais.


Receita:

1 chávena de arroz integral demolhado
1 chávena de lentilhas castanhas demolhadas
2 chávenas de água
1 cebola
1 folha de louro
1 tomate pequeno
1 fio de azeite
1 pitada de pimentão doce
1 pitada de gengibre fresco ralado
1 colher café de cominhos
1 dente de alho

Preparação:

Num tacho, colocar o fio de azeite, metade da cebola e o alho cortados finamente. Quando começar a alourar adicionar duas chávenas de água para uma de arroz integral, o sal e deixar cozinhar até que a água desapareça por completo. Reservar.

Noutro tacho, adicionar um fio de azeite, a outra metade da cebola e uma folha de louro. Quando o preparado começar a alourar juntar as lentilhas e adicionar o pimentão doce, o gengibre fresco ralado e os cominhos. Colocar o tomate cortado bem fininho e adicionar ao cozimento.

Passado uns minutos, juntar um pouco de água e cozinhar até que o tomate fique cremoso. Apague o lume, junte as lentilhas ao arroz, corte um molho de coentros e sirva por cima.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário