Millet doce vegan ( ou outra versão de arroz doce )


Se há sobremesa doce que o meu filho aprecia, é um belo e saboroso arroz doce vegan, sem ovos nem lacticínios, o sabor fica igual ao arroz doce normal mas mais saudável e nutritivo. 

No meio dos meus pensamentos, sempre achei que podia experimentar uma receita diferente de arroz doce mas com outro cereal que fosse semelhante. 

Porque se formos a reparar esta receita tem a mesma estrutura, consistência e sabor. E a história começou assim: 


Um dia destes, estava eu na cozinha, a arrumar a minha dispensa, quando de repente surgiu um saco de Millet ainda fechado. Pensei para comigo, se o millet é um cereal semelhante ao arroz e que até pode ser cozinhado da mesma maneira, porque não?! 

E foi assim que surgiu a ideia de fazer uma versão diferente e original do normal arroz doce. Durante a tarde eu e o meu filho estivémos na cozinha a fazer este millet doce, que durou apenas 30 minutos a fazer, mas com crianças, já sabemos que não existem horas, nem minutos e nem segundos. 

Já para não falar na louça para colocar na máquina e nos restantes tachos que foram devidamente limpos pelo meu filho!!! AhAhAh!!!



Ingredientes:

1 litro bebida de amêndoa
180 g de millet (demolhado de véspera e depois muito bem lavado em nova água)
150 g açucar mascavado (faço a maior parte das vezes com açucar de côco mas não tinha. Para a próxima faço com pasta de tâmaras que já fiz uma vez mas preciso de treinar o sabor quando as receitas são mais liquidas)
1 casca de limão
1 pau de canela
1 pitada de sal
metade da ponta de um dedo de curcuma ( o meu filhote não aprecia o sabor e como foi ele que pediu teve que ser pouco porque quando é para mim acrescento um pouco mais
canela em pó q.b.

Preparação da receita na Bimby:

Colocar no copo todos os ingredientes menos o açucar. Programar a bimby para 15 minutos a 90º com colher inversa e em espiga. 

Quando terminar este tempo retirar a tampa e envolver o preparado com a espátula. De seguida, programar mais 25 minutos a 90º com a colher inversa e em espiga. 

Juntar o açucar envolvendo bem e programar mais 10 minutos a 90º com a colher inversa e a 1 velocidade e meia. 

Deitar depois num recipiente grande e quando ficar frio é só polvilhar com canela em pó por cima e se deliciar.

Preparação da receita num tacho: 

Demolhar o millet de véspera e depois lavá-lo muito bem. Num tacho colocar a bebida de amêndoa e quando começar a ferver deite o millet lá para dentro deixando a cozinhar em lume brando. 

A meio da cozedura, junte a casca do limão, o pau de canela e a pitada de curcuma. Quando o millet estiver bem cozido junte o açúcar e deixe ferver mais 3 minutos envolvendo bem. 

Pode rectificar os temperos. Coloque depois num recipiente e polvilhe com canela. Sirva morno ou frio. Eu adoro morno.

Bom apetite.

2 comentários: