Mousse de morango e cajus em pepitas de cacau e côco



Sempre que me apetece um doce fresco lembro-me logo de mousses de fruta, quer seja de Verão ou de Inverno. Hoje até está um dia chuvoso e cinzento, mas só de me lembrar na possibilidade de comer algo saboroso, e ao mesmo tempo doce e saudável, dá-me logo vontade de ir para a cozinha. 

E assim fiz. Já tinha cajus demolhados para fazer outras receitas, os morangos que estavam no frigorífico iam servir para outros testes que ia fazer, mais um resto de côco ralado bio e pepitas de cacau crú. Só que desta vez, quis mesmo testar esta mousse, sem natas, sem leites e sem açucares processados.

Fazer uma receita semelhante às que já existem, nem sempre é fácil, mas testando umas quantas vezes chegamos lá e no final é uma sensação de dever cumprido. Eu, pelo menos, sinto uma imensa alegria de ver uma receita acabada, saboreá-la e ter ficado uma autêntica delícia.


Receita:

250g morangos biológicos
250g cajús crus demolhados de véspera pelo menos 4 horas antes de fazer a receita
250g de água 
8 colheres xarope de ácer
30 ml (duas colheres de sopa) de algas agar agar
raspas de cacau e côco ralado para decorar


Preparação:

Na bimby ou num processador, triture os morangos com um pouco de água mais o xarope de ácer durante um minuto.

Adicione esta mistura num tacho com as algas agar agar em pó e mexa até ferver em lume brando. Reserve.

Na bimby, triture os cajus demolhados de véspera com a água durante dois minutos ou até ficar em creme. Junte este preparado aos morangos e mexa com uma vara de arames.

Coloque em taças por camadas. Um pouco de creme de morangos e uma camada de cajus e assim sucessivamente até chegar ao cimo.  

No final, junte raspas de cacau e côco por cima do preparado.

Leve ao frigorífico durante a noite ou no mínimo 4 horas. 

Pode substituir os cajus por bebida vegetal de côco na mesma medida. E em vez de morangos pode usar mirtilos, frutos vermelhos congelados, abacaxi ou manga tudo com a mesma medida.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário