"Bifinhos" de cogumelos pleurotus com natas e arroz basmati


Hoje trago aqui uma receita que faço muitas vezes durante a semana cá por casa, e pensando bem, fica sempre uma maravilha. Claro que os cogumelos pleurotus vão abrilhantar ainda mais este prato vegetariano por isso fiquem atentas(os) porque vale mesma a pena experimentar estes deliciosos "bifinhos" de cogumelos.

Para confeccionarem esta refeição precisam de fazer uma marinada para os cogumelos uma meia hora antes de fazerem a receita. Ou então umas horas antes dependendo do vosso tempo e disponibilidade. 

Nem sempre consigo fazê-lo, no entanto, eles próprios conseguem absorver qualquer especiaria, ervas aromáticas ou outro condimento que costumam utilizar para temperar a vossa comida.

Normalmente, costumo usar pimentão doce, alho fresco bem picado, curcuma e pimenta preta, tomate pelado ou aos cubos bem como algumas ervas aromáticas salsa, coentros, manjericão e oregaõs ou cebolinho.

Para finalizar podem fazer uma taça de arroz basmati ou integral e juntar umas ervilhas, cenouras ou outros legumes ao vosso gosto. 

E agora vamos à receita que já está na hora do almocinho 😅

Ingredientes:

1 chávena de cogumelos pleurotus 
1 chávena de arroz basmati 
2 cebolas roxas médias 
1 cabeça de alho
azeite q.b.
1 folha de louro
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento amarelo 
1 embalagem de natas de arroz 
1 colher de sopa levedura nutricional
Temperos a gosto 
1 pitada flor de sal

Preparação da receita:

Para fazer o arroz basmati basta colocar num tacho uma cabeça de alho cortado com um fio de azeite. Refogar um pouco e mexer com uma colher de pau. De seguida colocar o arroz mexer e adicionar água a ferver. Deixar a cozinhar até a água evaporar por completo. Reservar. 

Para os cogumelos pleurotus juntar num tacho um fio de azeite, uma folha de louro, uma cabeça de alho e uma cebola cortada às rodelas deixando refogar uns 5 minutos. 

Adicionar os cogumelos, pimentos vermelhos e amarelos cortados aos cubos mais temperos a gosto. Antes de apagar o lume retirar a folha de louro e deixar a cozinhar mais uns segundos.

Juntei pimentão doce, pimenta preta, curcuma, levedura nutricional e alho em pó. Deixar a cozinhar o preparado uns 10 minutos para apurar os sabores e antes de apagar o lume adicionar as natas de arroz deixando ferver uns segundos.  

Por último, cozer os brócolos a vapor na bimby durante 1 minuto e juntar ao prato. 

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário