Pastéis de grão, batata doce e alho francês


Já todos sabemos que cozinhar é um acto de amor para connosco e para com os outros, quer sejam familiares, amigos, conhecidos ou simplesmente para alguém que quer aprender a comer melhor.

Quando estou na minha cozinha, gosto de pensar nas pessoas que vão comer os pratos que estou a fazer, sendo esse um dos factores determinantes para que esteja em paz comigo mesma e com aqueles que me acompanham nesta minha jornada evolutiva. 

Não costumo fazer um plano semanal das minhas refeições, pois na maioria das vezes, basta ficar a olhar para os ingredientes que estejam à minha frente para que surjam logo uma série de ideias na minha cabeça. 

Sempre que faço bolinhos com batata ou com arroz lembro-me da minha querida e doce avó materna. Ela fazia uns pastéis de bacalhau com arroz de tomate que ficavam uma delícia.  

Lembrei-me de fazer uns pastéis parecidos mas sem nada de origem animal, só com grão de bico já cozido mais umas lindas batatas doce e juntei uns belos pedaços de alho francês que tinha guardados para esse efeito.

O alho francês nesta receita vai dar uma textura muito semelhante ao bacalhau, pois se prestarem atenção deixa transparecer uns fios muitos parecidos.

O ano passado comprei uma máquina Airfryer no Lidl e estou muito satisfeita com esta minha compra. Sempre que faço burguers vegetarianos, pasteís ou bolinhos coloco lá dentro e deixo a assar uns 10 minutos. 

Também se podem colocar a assar outros alimentos como batatas, batatas doce, courgetes, beringelas, legumes. 

Estes pastéis de grão ficaram deliciosos e acompanhei com um arroz de ervilhas que veio embelezar ainda mais esta refeição. 

Bom almoço 



Ingredientes:

120 g farinha aveia sem gluten ou até dar liga
1 colher de sopa sementes de chia em três colheres de água durante 15 minutos até ficar com uma consistência gelatinosa
1 colher de sopa de levedura nutricional (Nutritional Yeast)
1 colher de chá de polvilho azedo
1 colher de café de pimenta caiena, curcuma, pimentão doce e alho em pó
3 alho francês pequenos bem picados
1/2 chávena de grão de bico cozido
200 g batata doce cozida
1 cebola roxa pequena
1 pitada flor de sal
1 fio de azeite
1 alho grande
1 folha de louro
1 mão cheia de coentros
Umas tirinhas de cebolinho fresco

Preparação:

Cozer o grão com uma pitada de flor de sal mais uma tira de alga kombu ou um pedaço de gengibre e reservar. Num tacho, colocar um fio de azeite, a folha de louro, o alho francês, a cebola e o alho cortados bem fininhos e deixar cozinhar uns minutos. 

Num processador ou na bimby triturar na vel4 esta mistura uns segundos de forma que o grão não fique empapado. Juntar o preparado numa taça e ir adicionando a farinha de aveia aos poucos com os temperos, o cebolinho cortado aos bocados mais os coentros, a levedura nutricional, o polvilho azedo e as sementes de chia hidratadas em água até obter uma massa homogénea. 

Se pretender pode mexer com as mãos para trabalhar melhor todos os ingredientes. Moldar os bolinhos e colocar meia hora no frigorífico para ser mais fácil de cozinhar. 

Levar ao forno com um fio de azeite por cima a 150º durante uns 25 minutos e virar a metade do tempo ou fritar num wok com um pouco de azeite. 

Se tiverem a máquina airfryer basta colocar um fio de azeite por cima e levar a assar uns 10 minutos.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário