Abóbora Hokkaido e Patisson no Forno com Quinoa e Legumes





Desde que descobri as abóboras hokkaido e patisson, que quis ir logo comprar, adoro o sabor da abóbora, apesar destas terem um sabor diferente das normais. 

Por isso, quando as vi numa pequena feira aqui perto da minha casa tive mesmo que as trazer comigo. 

Os produtos que costumo comprar na feira são todos de agricultura biológica e quando vem o sábado, tenho de tirar sempre um tempo para me ir abastecer de verduras e legumes para o resto da semana. ver aqui

Oriunda do Japão, a abóbora Hokkaydo distingue-se por ser rica em potássio, beta-caroteno, ferro, fibras e fósforo. Tem um gosto mais doce que as outras abóboras mais comuns em Portugal, e uma consistência um pouco mais rija, podendo ser cozinhada com casca. 

Para além do uso tradicional em sopas, esta abóbora pode também ser utilizada na confecção de doces, entradas e como prato principal.

Já a abóbora patisson é originária da América Central. É muitas vezes chamada de "alcachofra de Jerusalém", "coroa de imperador e as crianças gostam de lhe chamar disco voador, ou satélite, entre outros nomes, devido à sua forma espalmada e circular. 

Tem um sabor ligeiramente doce e muito agradável, fazendo lembrar a alcachofra. Muito Rica em água, minerais, fibras e vitaminas A, B, e C, é bastante digestiva e diurética. 

Por ser branca, é baixa em oxalatos, o que faz dela um legume de excelência para dar a crianças, jovens e adultos hiperactivos, com comportamentos do espectro do autismo, epilepsia, perturbações do foro neurológico ou com dificuldade em dormir à noite. ver aqui

Aqui fica a receita com estas lindas abóboras que nos dão tanta saúde e são tão ricas em nutrientes. 


Ingredientes:

200g de quinoa cozida
1 abóbora hokkaido
1 abóbora patisson
1 pimento vermelho
1 pimento amarelo
1 pimento laranja
1 courgete
1 cebola
2 dentes de alho
1 fio de azeite
Flôr de sal q.b.
Tomatinhos cherry
1 molho de rúcula
Mix de salada fresca

Especiarias: 1 pitada de curcuma (opcional) 1 pitada de gengibre fresco (opcional) pimentão doce
Ervas aromáticas: 1 molho de coentros, 1 pitada de tomilho


Preparação:


Num tacho, colocar duas chávenas de água para uma de quinoa e levar a cozer com um pouco de flôr de sal em lume brando uns 10 minutos com a tampa. Terminado esse tempo, reservar.

Cortar as cabeças das duas abóboras de forma que fiquem como uma tampa por cima e retire as pevides e a sua polpa. Reserve. 

Entretanto, pré aqueça o forno a 180º graus e coloque as abóboras lá dentro durante uns 10 minutos, regadas com 1 fio de azeite e uma pitada de flôr de sal.

De seguida, levar ao lume numa frigideira o azeite, os alhos e a cebola cortados muito fininhos e juntar a polpa das abóboras, os pimentos muito bem cortados aos quadrados, bem como a courgete e mexer durante uns minutos. 

Acrescente um pouco de água para não agarrar e vá adicionando a curcuma, o gengibre fresco, os coentros e o pimentão doce, mexendo até ficar com uma consistência cremosa. 

Retire as abóboras do forno e acrescente um pouco desses ingredientes dentro de cada uma delas. Leve ao forno por mais uns 10 minutos e fica pronto. 

Acompanhe com um mix de salada fresca, tomatinhos cherry, a rúcula e tempere por cima com azeite, limão, o resto dos coentros e tomilho. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário