Mini Burgueres de Cogumelos com Feijão Preto, Beterraba e Batata Doce



Há uns dias a minha amiga Maria João pediu-me a receita destes mini burgueres vegetarianos. Em conversa numa ida á praia, disse-me que tinha gostado da apresentação e do aspecto das fotografias que tinha postado no facebook, só que como tenho estado com o meu filhote de férias da escola torna-se complicado vir aqui durante esta altura. 

De qualquer das formas, hoje o meu querido Blog faz 1 mês de existência, e por isso, achei que esta seria a melhor altura para colocar aqui a receita destes miniburgueres. 

Espero que estejam a gostar tanto como eu. 

Um óptimo dia para todos.


Ingredientes: 

300 g de feijão preto devidamente demolhado entre 8 a 12 horas
2 batatas doces grandes
1 beterraba grande bem cozida
1 embalagem de cogumelos shitake
1 pimento vermelho
Azeite
2 cebolas
2 ou 3 alhos
1 chávena farinha de arroz
ervas aromáticas secas: tomilho ou alecrim (opcional)
1 folha de louro
1 pitadinha de alho em pó
Especiarias: curcuma, paprika 


Colocar o feijão preto a cozer num tacho, wok ou panela de pressão depois de ter sido demolhado durante a noite. Noutro tacho, cozer as batatas doces com pele e a beterraba. 

Quando o feijão estiver cozido juntar um pouco da farinha de arroz e triturar na bimby na vel 4 uns 6 segundos para não ficar muito empapado e reservar. Se não tiver bimby, colocar num liquidificador e triturar em modo lento uns segundos. De seguida, reservar. 

Num recipiente, colocar as batatas doces juntamente com a beterraba e com a ajuda de um garfo picar tanto as batatas como a beterraba de forma a ficarem quase em puré mas sem estarem empapadas.

Juntar esta mistura aos feijões triturados e reservar mais um pouco, entretanto cortar o pimento vermelho aos bocadinhos finos para ser adicionado mais tarde. 

Levar um tacho ao lume e fazer um refogado com um fio de azeite, a folha de louro, o pimento vermelho, os cogumelos bem cortados e passados por água corrente, bem como os alhos e a cebola cortados finamente. 

De seguida, levar o feijão, a batata e a beterraba ao refogado e envolver muito bem durante uns minutos, adicionando a paprika, a curcuma e o alho em pó. 

Colocar a massa num recipiente e adicionar a restante farinha de arroz para moldar os mini burgueres. Levar ao forno a 180 graus durante 20 minutos. Se preferir, pode fritar em óleo de côco uns 3 minutos de cada lado. 

Acompanhe com uma salada de rúcula e espinafres, meloa e mirtilos que fica uma autêntica delícia. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário