Pasta de grão com wrap de quinoa acompanhados por umas deliciosas verduras e legumes


Sempre quis fazer uns wraps vegetarianos, no entanto, tinha dúvidas nos ingredientes escolhidos para esta minha nova aventura culinária.

Depois de algumas tentativas saiu este wrap de quinoa, que pode ser usado numa receita para massa de pizza, pois fica igualmente bom. Basta dobrar a receita ou fazer um pouco mais de metade.

Para fazer um wrap é necessário um recheio mas também se pode comer a seco ou juntar alimentos doces e adoçantes naturais que fica delicioso. 

Lembrei-me de fazer uma pasta de grão de bico mais conhecido por húmus, para petiscar com legumes cortados e juntar ao wrap. Ficou uma explosão de sabores.

A receita do húmus de grão de bico já aqui fiz no blog. Podem ver aqui e adicionar no final da receita por cima da salada e dos legumes.


Ingredientes:

1 chávena de quinoa demolhada previamente em água 8 horas
1/2 chávena de água
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de fermento sem glúten
1 tomate
1 pepino
1 cenoura
1 pimento vermelho
1 abacate
salada fresca com rúcula
1 tomate vermelho
2 tomates pequenos amarelos
óleos essenciais: limão e coentro




Colocar uma chávena de quinoa a cozer num tacho, para duas chávenas de água, durante uns 20 minutos ou até estar bem cozida mas de forma que não fique com uma consistência empapada.  

Depois de cozida, passa-se a quinoa por água, retirando todo o excesso até ficar quase seca. 

Num processador ou na bimby, colocar o cereal lá dentro com meia chávena de água ou um pouco menos, para que a massa não fique com excesso de liquido e triturar na vel 4 uns segundos. 

De seguida, juntar uma colher de sopa de azeite e uma colher de chá de fermento sem glúten e triturar uns segundos na vel 6.
Adicionar 2 gotas de óleo essencial de limão para aromatizar por cima. 

Com a ajuda de uma espátula, verter a massa para um recipiente redondo com papel vegetal e ir ao forno uns 10 a 15 min a 190° ou modo pizza.

No final, rechear o wrap com molho de tomate feito na hora, cortar um abacate aos cubos, tomatinhos, rúcula e por cima umas sementes de sesamo. 

Para acompanhar, cortar vários legumes em palitos como cenouras, pimento vermelho, pepinos e o que quiser para petiscar com a pasta de grão. 

Na salada com abacate, juntei 2 gotas de óleo essencial de limão e coloquei um palito dentro do frasco do óleo essencial de coentro, passando por cima da salada para aromatizar, porque são óleos essenciais 100% puros. Neste caso, basta juntar um pouco para largar o seu aroma maravilhoso.

Obs: Juntei óleo essencial de limão à quinoa para "cortar" um pouco o seu sabor  característico. Porque nem sempre é aprovado pela maioria das pessoas e fica óptimo.

Faz as tuas escolhas em consciência.

Com Amor,
Mafalda

Sem comentários:

Enviar um comentário