Pizza Vegetariana de Quinoa


Desde que me tornei vegetariana que queria fazer uma receita de pizza sem glúten, porque vejamos bem, quem é que não gosta de pizza?! E ainda mais se for caseira para poder partilhar com familiares e amigos?!

É das melhores coisas que há na vida.

Eu queria que a receita fosse saudável, sem o glúten, sem gorduras nem aditivos processados. 



Só que faltava o ingrediente principal. De que forma é que ficaria uma massa de pizza sem glúten?!

A ideia de preparar uma pizza pode parecer algo chato e que vai dar muito trabalho, no entanto, não é nada difícil e pode até ser bastante divertido fazê-lo com as crianças. 


Após alguns estudos, pesquisas e experiências que tive ao longo de todo este processo acabou por sair uma massa de pizza com quinoa.

A quinoa é da família dos superalimentos, sendo considerada uma boa proteína pois possui todos os aminoácidos essenciais para a construção e manutenção do nosso corpo contendo um elevado teor de magnésio, fósforo e manganês.


O seu sabor, textura e cremosidade são conseguidos através do seu cozimento, devendo ser demolhada de véspera de preferência durante a noite entre 8 a 12 horas antes de ser consumida.

Receita:

1 chávena de quinoa demolhada previamente em água durante a noite
1 colher sopa de fermento sem glúten
1 pitada flor de sal
1 colher de sopa azeite caseiro
1 chávena de molho de tomate caseiro
1 chávena de água morna ( se necessário )
1 pimento vermelho
1 embalagem de cogumelos frescos
2 colheres de sopa de manjericão fresco
1 chávena de espinafres e acelgas

Preparação:

Comece por lavar a quinoa com bastante água depois da demolha durante a noite. Num tacho cozer o cereal em duas chávenas de água, adicionando o sal e um fio de azeite. Reservar até ficar completamente fria.

De seguida, num liquidificador ou na bimby triturar a quinoa adicionando o fermento sem glúten e um pouco de água morna se necessário, de forma que o cereal não fique muito massudo nem muito liquido.

Verter o preparado da massa para um recipiente redondo polvilhado com um pouco de azeite para não agarrar a massa e levar ao forno previamente aquecido a 200º durante uns 15 minutos aproximadamente ( mas ir reparando sempre que possivel ).

Entretanto, triturar um tomate fresco grande e juntar por cima da massa, bem como o pimento vermelho e os cogumelos frescos bem cortados finamente. 

Levar ao forno por mais uns 45 minutos e ir vendo de vez em quando para a massa não agarrar ou ficar demasiado tostada.

Quando estiver pronta colocar por cima umas folhas de espinafres e manjericão. Regue com um fio de azeite e acompanhe com uma maionese de caju ou um queijo vegano. ver aqui

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário