Tofu mexido com cenoura acompanhado por mix de salada fresca, pepinos laminados e azeitonas



Comecei a consumir soja e seus derivados quando me iniciei no vegetarianismo aos 25 anos. E o tofu foi algo que desde o início senti que seria um bom substituto para os "queijos", já que em termos de consistência e estrurura são muito semelhantes. 

O tofu é assim um variante da soja muito equilibrado em termos de textura e sabor, bem como para fazer receitas versáteis e pouco calóricas. 

Faço muitas vezes panadinhos de tofu, estufados, em sandes, em burgueres, mas esta alternativa aos "ovos" mexidos nunca tinha feito. 

Gostei especialmente do sabor com a cenoura ralada, mas para a próxima vez vou experimentar com outros alimentos.

Achei por bem cozinhá-lo em óleo de côco, pois como já referi noutras receitas, este óleo consegue suportar altas temperaturas sem danificar os nutrientes dos alimentos. 

E agora vamos à receita:

Ingredientes:

1 embalagem de Tofu da Marca Shambala ( comprei no http://celeiro.pt/ )
1 cenoura ralada
1 cebola ralada
1 cabeça de alho ralado
1 pepino laminado
1 tomate
1 mão cheia de azeitonas sem caroço
Mix de salada fresca ( comprei no https://www.aldi.pt/ )
1 colher de sopa de Óleo de côco
1 pitada de sementes de papoila (opcional)
1 pitada de flor de sal
1 pitada de óregãos ou tomilho


Preparação:

Numa frigideira, colocar a colher de sopa de óleo de côco juntamente com o tofu desfiado aos bocados, a cebola, o alho e a cenoura raladas. Mexer muito bem uns 10 minutos. 

Entretanto, adicionar uma pitada de flor de sal e mexer mais uns 3 minutos. Terminar com uma pitada de sementes de papoila por cima.

Acompanhar com uma mix de salada fresca, tomates aos quartos, uma mão cheia de azeitonas sem caroço e pepino laminado. Por cima, pode ser adicionado óregãos ou tomilho. Fica uma delícia. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário