Descobri os cogumelos shimeji numa superfície comercial muito conhecida. Costumo lá comprar a maior parte dos produtos vegan para fazer as minhas receitas.
Além de serem de excelente qualidade preço, já provaram que o que vendem tem bons certificados e na sua maioria são biológicos.
Os cogumelos shimeji têm um sabor e textura muito próprios, pode-se mesmo dizer que são especiais e ao mesmo tempo delicados. A caracterísitca principal é o aroma que emanam quando são confeccionados.
É que tal como eu, a maior parte das pessoas não nasceram vegetarianas e ainda se recordam dos sabores de alguns dos alimentos de origem animal.
Eu confesso que quando provei pela primeira vez esta maravilhosa iguaria pensei para mim própria: Como isto é possível?! Parece que estou a comer literalmente pescada ou camarão frito com aquele tempero maravilhoso.
E se podemos comer algo tão bom, saboroso e delicioso sem fazer mal aos nossos queridos animais e ainda ser benéfico para a saúde porque não?!
Para mim, é muito importante cozinhar ingredientes bons, frescos e nutritivos mas se me fizerem lembrar desses sabores do passado, ainda melhor, porque não foi isso que me fez mudar.
O que me levou a alterar a minha alimentação, foi poder ajudar-me a mim mesma através de ingredientes diferentes, saudáveis e com um cunho ético pela humanidade.
Muito já se falou sobre a nossa alimentação mas como digo muitas vezes o segredo de todas as receitas está nos temperos. Se a comida estiver bem temperada ninguém vai notar a diferença.
E agora vamos à receita com estes belos e maravilhosos shimeji ❤
Receita:
1 embalagem de cogumelos shimeji castanhos
1 molho de acelgas tricolores
1/2 chavena de grão de bico cozido e tostado
azeite q.b.
flor de sal q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
ervas aromáticas: ervas de provence
especiarias: curcuma, pimenta preta, gengibre fresco ralado, paprika, alho em pó
Preparação:
Lavar muito bem os cogumelos shimeji em água corrente e cortar a parte dos pés maiores.
Levar um tacho ao lume com um fio de azeite, cebola cortada finamente e uma folha de louro.
Saltear os cogumelos, juntar uma pitada de flor de sal, o alho em pó, o gengibre, a curcuma, paprika, pimenta preta e ervas de provence, mexendo muito bem até soltar os liquidos que lhes são característicos.
Baixar o lume e deixar a cozinhar por mais uns minutos. Rectificar os temperos e reservar.
Para cozinhar o grão é só cozer depois de ter sido demolhado e tostar no forno com um fio de azeite e uma pitada de flor de sal.
As acelgas podem ser escaldadas ou salteadas bem como cozidas ao vapor.
Desta vez, quis saltear em alho e azeite caseiro.
Bom apetite.
Sem comentários:
Enviar um comentário