Salteado de cogumelos shimeji em cama de grão tostado com acelgas


Descobri os cogumelos shimeji numa superfície comercial muito conhecida. Costumo lá comprar a maior parte dos produtos vegan para fazer as minhas receitas. 

Além de serem de excelente qualidade preço, já provaram que o que vendem tem bons certificados e na sua maioria são biológicos.

Os cogumelos shimeji têm um sabor e textura muito próprios, pode-se mesmo dizer que são especiais e ao mesmo tempo delicados. A caracterísitca principal é o aroma que emanam quando são confeccionados. 

É que tal como eu, a maior parte das pessoas não nasceram vegetarianas e ainda se recordam dos sabores de alguns dos alimentos de origem animal.

Eu confesso que quando provei pela primeira vez esta maravilhosa iguaria pensei para mim própria: Como isto é possível?! Parece que estou a comer literalmente pescada ou camarão frito com aquele tempero maravilhoso.

E se podemos comer algo tão bom, saboroso e delicioso sem fazer mal aos nossos queridos animais e ainda ser benéfico para a saúde porque não?! 

Para mim, é muito importante cozinhar ingredientes bons, frescos e nutritivos mas se me fizerem lembrar desses sabores do passado, ainda melhor, porque não foi isso que me fez mudar. 

O que me levou a alterar a minha alimentação, foi poder ajudar-me a mim mesma através de ingredientes diferentes, saudáveis e com um cunho ético pela humanidade. 

Muito já se falou sobre a nossa alimentação mas como digo muitas vezes o segredo de todas as receitas está nos temperos. Se a comida estiver bem temperada ninguém vai notar a diferença. 

E agora vamos à receita com estes belos e maravilhosos shimeji ❤


Receita:

1 embalagem de cogumelos shimeji castanhos
1 molho de acelgas tricolores
1/2 chavena de grão de bico cozido e tostado
azeite q.b.
flor de sal q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
ervas aromáticas: ervas de provence
especiarias: curcuma, pimenta preta, gengibre fresco ralado, paprika, alho em pó



Preparação:

Lavar muito bem os cogumelos shimeji em água corrente e cortar a parte dos pés maiores. 

Levar um tacho ao lume com um fio de azeite, cebola cortada finamente e uma folha de louro.

Saltear os cogumelos, juntar uma pitada de flor de sal, o alho em pó, o gengibre, a curcuma, paprika, pimenta preta e ervas de provence, mexendo muito bem até soltar os liquidos que lhes são característicos.

Baixar o lume e deixar a cozinhar por mais uns minutos. Rectificar os temperos e reservar.

Para cozinhar o grão é só cozer depois de ter sido demolhado e tostar no forno com um fio de azeite e uma pitada de flor de sal.

As acelgas podem ser escaldadas ou salteadas bem como cozidas ao vapor.
Desta vez, quis saltear em alho e azeite caseiro.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário