Burguer de feijão em quinoa com beterraba e mandioca


Esta receita foi feita com aquelas "sobras" de frigorífico, eu gosto de chamar aproveitamentos, que ficam do dia anterior. Nem sempre sabemos o que fazer mas tento sempre algo diferente e que seja delicioso.

Não sei se a maioria de vocês sente o mesmo que eu, mas os alimentos de um dia para o outro parece que ficam com um sabor mais apurado e saboroso. 


Desta vez, como tinha feijão vermelho, mandioca e quinoa cozida, achei por bem fazer uns burguers com estes ingredientes todos, que tanto nos dão a nível nutricional. 


Normalmente, faço burguers vegetarianos com batata doce ou normal mas desta vez como tinha a mandioca já cozida pensei: E porque não?!




Ainda encontrei uma beterraba esquecida numa das gavetas do frigorífico e adicionei também ao preparado.


Quando ralamos ou cozinhamos beterrabas, morangos ou frutos vermelhos nas receitas podem crer que se vão surpreender pela positiva.  


Estes burguers ficaram com uma côr tão avermelhada que me fez lembrar algumas situações caricatas que já se passaram comigo. 




Muitos dos meus familiares, e até alguns amigos, ficarem na dúvida se estão ou não na presença de um burguer normal ou de um burguer vegetariano.


Mas quando começam a provar gostam tanto que pedem logo a receita para fazer em casa e testarem novos sabores, texturas e maneiras de fazer diferente.


E como eu gosto de mudar consciências e mentalidades através desta nossa alimentação tão boa, saudável, nutritiva, cheia de côr, sabor e consistência.




Receita:

Aproveitamentos de frigorífico do dia anterior: 1 chávena de feijão vermelho cozido, 1/3 chávena de quinoa cozida e 1/2 mandioca cozida

3 tiras grandes de pimento vermelho
1 beterraba pequena ralada
1 alho francês pequeno
1 cebola
2 dentes de alho
2 cenouras
1 molho de couve kale
1 folha de louro
Bebida vegetal de aveia para unir o preparado
2 colheres de sopa de farelo de aveia numa colher de sopa de água morna
1 colher de sobremesa de polvilho doce e azedo
1 colher de sopa de levedura de cerveja
1/2 chávena farinha de arroz 
1/3 chávena farinha de espelta integral
temperos: pimentão doce, curcuma, pimenta preta e ervas de provence
azeite q.b.


Preparação:

Coloquei o feijão vermelho dentro da bimby e triturei durante 1 minuto na vel 4. A meio do tempo fui espreitar se o preparado já estava com uma boa consistência e não demasiado mole. 
Não necessita de flor de sal porque foi adicionado ao seu cozimento do dia anterior. Reservei.

Num wok, juntei um fio de azeite com a cebola e os alhos finamente picados, mais a folha de louro com o alho francês cortado em meias luas e as tiras de pimentos vermelhos cortados aos cubos pequenos. Fui mexendo com uma colher de pau e depois adicionei todos os temperos. Desliguei o lume passados uns segundos e reservei. 

Numa taça de vidro, adicionei a quinoa cozida, descasquei a beterraba e ralei por cima. Mexi com uma colher para unir os dois ingredientes. 

Juntei a bebida vegetal de aveia necessária para ajudar a dar uma certa liga na massa, o farelo de aveia, as farinhas, os polvilhos e a levedura. 

 Por último, adicionei o feijão triturado ao preparado. Mexi mais um pouco desta vez com as mãos até que a massa de descole dos nossos dedos. 

Levei a taça até ao frigorífico no mínimo uma hora ou até achar que a massa já está com uma boa textura para fazer os burguers. 

Normalmente, faço-os com as mãos mas se tiverem moldes redondos é sempre mais fácil e poupa também tempo nesse processo.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário