Queijo Vegano com Castanha de Caju


 


Já andava com vontade de experimentar fazer um "queijo" vegano, só que todos os que via na internet levavam uns ingredientes específicos que na altura não tinha aqui por casa. E só à pouco tempo é que se começa a ver à venda estes produtos específicos.

Muitos deles temos de pesquisar e comprar pela internet, o que nem sempre se consegue com facilidade como por exemplo levedura nutricional ou polvilho doce, apesar deste já se encontrar em lojas da especialidade.

A levedura nutricional é muito utilizada para substituir o sabor do queijo normal nas receitas ou para quem quer evitar ingerir lacticínios na sua alimentação. 

É livre de açucar, leites ou glúten tornando-se um dos ingredientes mais utilizados na cultura vegana. Enriquecido com vitamina B12, que muitas das vezes se encontra em falta num regime alimentar vegetariano ou vegano é também rico em fibras e proteínas, contém aminoácidos essenciais e vitaminas para o nosso organismo bem como contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo e do coração.

O polvilho doce provém da mandioca e é uma óptima fonte de energia, com proteínas e gorduras, contém vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B3  e potássio. Naturalmente sem glúten, é uma excelente opção para pessoas com a doença celíaca ou que seguem uma dieta com restrição ao glúten. É um ingrediente que dá bastante consistência e deixa as receitas mais macias.

Durante algum tempo fiz experiências culinárias para conseguir um bom "queijo" vegano com alguns frutos secos como amêndoas, nozes, avelãs, castanha do pará ou castanha de caju e posso dizer com toda a certeza que ficam uma delícia.

Gostei bastante do "queijo" de noz e de avelãs, bem como de castanha do pará mas o meu favorito é mesmo o de castanha de caju.

A textura, a leveza, o sabor e a cremosidade deste "queijo" faz lembrar o queijo fresco normal e por isso fiquei bastante satisfeita com o resultado desta receita vegana.

Para uma próxima vez vou utilizar outro fruto seco e colocar os ingredientes que forem mais simples e saborosos para todos poderem experimentar.

Também podem levar esta iguaria numa ida à praia, num piquenique ou num almoço com familiares e amigos acompanhado por umas tostas integrais fica uma delícia.


Ingredientes:

85 gr de cajus demolhados durante a noite umas 8 horas 
140 ml de água
1 alho 
1 pouco de pimenta preta
1 pitada flor de sal
1 fio de azeite generoso 
Sumo de 1 limão
1 colher de sopa de algas agar agar em pó 

Preparação:

Colocar os cajus a triturar na bimby ou liquidificadora em metade da água mencionada juntamente com o sal, o azeite, o limão, o alho e a pimenta.

Depois da mistura triturada reservar. 

Entretanto, levar um tacho ao lume com a restante água e colocar uma colher de sopa de algas agar agar e deixar ferver mexendo sempre durante uns 10 minutos. 

Quando esse preparado estiver homegéneo juntar ao caju que ficou reservado e triturar novamente por uns 2 minutos até ficar com uma massa cremosa. 

Colocar em recipientes pequenos e deixar arrefecer. Mais tarde levar ao frigorífico até solidificar. 

Também podem colocar ervas aromáticas como manjericão ou cominhos para dar outra côr e sabor.

2 comentários:

  1. Obrigada Mafalda pelo esta excelente receita que foi o meu almoço. É de facto deliciosa como o são as suas receitas que já experimentei.

    ResponderEliminar
  2. Olá Manuela, fico muito grata por apreciar as minhas receitas. Um beijinho.

    ResponderEliminar