Bolachinhas de tâmaras com erva doce e raspas de laranja



Ontem fiz estas bolachinhas para o meu filho levar para a escola e poder comer ao lanche. Confesso que ficaram uma autêntica delícia de côr e sabor, e não fui só eu que mencionei este facto, quando cheguei para o ir buscar, as auxiliares e mães dos outros meninos também quiseram provar e adoraram.

Para a próxima, tenho que dobrar a receita para levar e distribuir lá na escola. Qualquer dia faço um negócio de bolachinhas veganas que vai ser uma autêntica maravilha.

Desde que senti o apelo para ficar mais saudável por mim, pela minha família e pelo universo, que quero fazer receitas novas, com texturas e sabores diferentes, mas com uma criança de 5 anos para alimentar todos os dias, que já tem gostos muito próprios e que sabe distinguir se gosta ou não daquele alimento, por vezes torna-se complicado fazer uma refeição com ingredientes desconhecidos ou que ele nunca provou.

Mas neste caso, fui completamente surpreendida, porque fiz muitas vezes estas bolachinhas quando ele era mais pequeno e ele gostava muito, mas depois deixei de fazer durante uns tempos. 

No entanto, ontem lembrei-me de fazer por causa dos lanches escolares, e não é que adorou o sabor, e agora só quer que faça a receita todos os dias.

Quando isto acontece é de deixar uma mãe cozinheira completamente feliz para o resto do dia.

Ingredientes:

500g de farinha integral (utilizei de espelta)

300g de tâmaras medjool (também pode utilizar tâmaras mazafati ou açucar de côco da Iswari Portugal)

75g de natas de arroz (para bolos)

200g de azeite (ou o necessário para a massa se soltar)

1 pouco de bebida vegetal de aveia ou amêndoa

1 colher de sopa de fermento sem glúten ou normal 

Raspa de uma laranja

1 colher de café de erva doce

flor de sal q.b.


Preparação:

Para esta receita utilizei a bimby para ser mais simples fazer as dosagens de cada ingrediente, mas se não tiverem esta máquina podem utilizar o que tiverem em casa, como uma liquidificadora.

Comecei por colocar na bimby a farinha de espelta, as tâmaras medjool e a erva doce, para serem reduzidas a farinha. Pulverizei os ingredientes para ser mais simples depois moldar a massa. Primeiro, uns 45 segundos na vel máx e depois uns segundos apenas no Turbo. Na liquidificadora ou noutra que utilizarem basta um minuto.

De seguida, juntar todos ingredientes na bimby menos a bebida vegetal, para que desta forma a massa seja amassada, durante uns 3 minutos na vel espiga e na liquidificadora podem colocar uns 5 minutos.

Entretanto, a meio do tempo, ao minuto e meio mais ou menos, vão deitando a bebida de aveia aos poucos para a massa sair das paredes da bimby e continuar a amassar. Na liquidificadora, pode ir colocando pelo bocal a bebida vegetal. 

Quando tiver terminado o tempo, colocar a massa numa superfície fria, que pode ser na bancada da vossa cozinha e com a ajuda de um rolo espalhar a massa até ficar com uma boa textura mas não demasiado fina. 

De seguida, retirar a massa da bancada e colocar por baixo papel vegetal ou outro semelhante, dispôr a massa por cima e adicionar outro papel vegetal por cima, com a ajuda do rolo estender novamente a massa, fazer formas redondas com a ajuda de um copo para fazer pequenos circulos ou desenhos.

Também pode utilizar formas com vários desenhos e formas.

Ligar o forno a 160º e colocar as bolachinhas numa travessa barrada com papel de forno durante uns 15 minutos. 

Terminado o tempo, retirá-las e colocar num recipente até ficarem à temperatura ambiente. 

Podem servir para as crianças e adultos com chá, sumos naturais e bebidas vegetais. 

Bom apetite.

2 comentários:

  1. E eu provei!!! Fiquei completamente apaixonada por estas bolachinhas, deliciosas!!! No fim de semana vou para a Cozinha 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És uma querida Vera ;) Muito grata por gostares :-D Beijinhos ;)

      Eliminar