Queijo Vegan de Castanha de Caju com Açafrão das Indias, Tomilho e Orégãos


Durante estes dias tenho estado a cozinhar e a experimentar novas receitas de " queijos vegan". No entanto, apesar da minha vontade em cozinhar estas receitas, nunca fui muito apreciadora deste ingrediente tão apetecível para tantas pessoas. 

É que gosto especialmente de cajús, do seu sabor, da sua textura meio salgada meio doce, e como é um alimento que tem inúmeros benefícios para a nossa saúde sendo muito rica em nutrientes, resolvi fazer de novo uma receita que incluísse não somente esta oleaginosa mas também que pudesse incluir outros ingredientes diferentes. 

E desde que descobri, que se podem fazer "queijos" vegan de tudo e mais alguma coisa, que tenho estado a experienciar novas alternativas, sabores, texturas e cores destes tão saborosos "queijos".

Entretanto, acabei por fazer uma receita que já coloquei aqui no blog de queijo vegan com caju mas com algumas pequenas alterações, acrescentando ervas aromáticas e especiarias, de forma que a receita se tornasse simples mas também comestível e agradável à vista.




Ingredientes: 

125 g castanha de cajú demolhadas de véspera ou durante 4 horas
125 ml água morna
2 colheres de sopa grandes de polvilho azedo
1 colher de sopa grande de polvilho doce
2 colheres de sopa de algas agar agar em pó 
1 dente de alho
sumo de 1/2 limão
1 fio de azeite extra virgem
1 pitada de flor de sal
especiarias: açafrão das indias a gosto
ervas aromáticas: tomilho e orégãos a gosto



Preparação:

Depois de demolhar as oleaginosas deitar essa água para as plantas e colocar os 125 ml de água na bimby ou liquidificadora mais os cajus e triturar tudo muito bem na vel 6 durante 1 minuto. 

Adicionar os polvilhos, a flor de sal, o azeite, o limão, o alho e uma quantidade generosa de orégãos. Triturar essa mistura na bimby na vel 9 durante 1 minuto e reservar. 

Se achar que precisa de menos água, coloque só o necessário, para não ficar com uma textura mole e aguada.  

Entretanto, levar um tacho ao lume com 100 ml de água para dissolver as algas agar agar em pó deixando ferver durante 10 minutos sem parar de mexer.

Quando as algas ficarem completamente dissolvidas e fervidas quer seja em 10 minutos ou menos, juntar à mistura do caju que ficou reservado e triturar novamente na bimby por uns 2 minutos até ficar com uma massa cremosa. 

De imediato, colocar a mistura ainda a ferver num recipiente para "queijos" e deixar arrefecer, para que mais tarde possa levar ao frigorífico até solidificar. 

Caso queira adicionar outras ervas aromáticas, pode usar manjericão ou cominhos como especiaria para dar outra côr e sabor.

Eu sinceramente, prefiro tomilho, manjericão ou óregãos secos porque conjuga muito bem com a castanha de cajú. 


Sem comentários:

Enviar um comentário