Tofu mexido com legumes e batatinhas no forno aromatizadas com óleos essenciais


Fazer uma receita que inclua tofu é sempre uma aventura. É um ingrediente muito versátil, com uma textura leve e podemos fazer uma série de receitas fantásticas na culinária vegetariana.

Já experimentei assado no forno com legumes, panados de tofu, croquetes, à gomes de sá, de cebolada etc. Um dia destes coloquei aqui uma receita de guisado com verduras mas ainda não tinha experimentado a versão mexido. 

Fica delicioso e muito convidativo para um encontro com familiares e amigos. Existe um leque variado de pratos que podemos fazer com este ingrediente imprescindível nas nossas casas. 



No entanto, vários estudos recentes, apontam para que o tofu seja consumido de forma moderada ou deve ser escolhido da melhor qualidade, já que a soja de onde vem o tofu, está a ser cada vez mais modificada geneticamente. 

É assim de extrema importância que se consuma mais vegetais, leguminosas, verduras frescas e biológicas, pois contêm em si, um valor nutricional superior. 

Costumo comprar o tofu em estabelecimentos comerciais ou locais, que tenham a preocupação da qualidade de produtos e serviços mais sustentáveis.


Ingredientes:

1 embalagem de tofu 
1 courgete
1 alho francês pequeno
1 pimento vermelho pequeno
1 pimento amarelo pequeno
5 batatas brancas cortadas em meias luas
1 cebola roxa muito pequena
1 pitada de azeite
1 folha de louro
1 dente de alho sem o veio do meio
1/2 chávena de água ( se necessário )

ervas aromáticas: salsa, coentros, tomilho (opcional)
especiarias: curcuma, gengibre fresco, pimentão doce, cominhos, açafrão das indias ( escolher e adicionar aos ingredientes durante a confecção da receita )

óleos essenciais: limão e oregão (temperar na salada) tomilho ou manjericão para aromatizar a receita 



Preparação: 

Colocar num wok ou frigideira em cerâmica a cebola, o azeite, o louro e o alho deixando cozinhar por uns minutos. Adicionar os pimentos, o alho francês e a courgete partidos aos quadrados muito finos e quanto mais finos melhor porque ajuda na digestão até alourar um pouco. 

Ir adicionando aos poucos as ervas aromáticas e as especiarias a gosto, eu utilizei uma colher de café de pimentão doce, de curcuma, de sal e um pouco de gengibre fresco, mexendo sempre até estarem bem cozinhados. 

Colocar o tofu nas mãos e desmanchar até ficar no ponto que parece "ovo mexido" e adicionar ao preparado da receita mexendo muito bem.

Juntar as batatinhas cortadas em meias luas no meio do forno a 180º aromatizadas com tomilho e pimentão doce durante uns 30 minutos. 

Quando terminado, adicionar as batatas ao preparado do tofu e mexer um pouco até fazer a ligação entre os ingredientes. Salpicar por cima com salsa ou coentros e adicionar os óleos essenciais. 


Na salada, podem juntar 1 ou 2 gotas de limão por cima, um pouco de oregão porque é um óleo essencial muito concentrado e basta colocar um palito dentro do frasco e passar por cima da refeição.

Aconselho a provarem à medida que vão colocando por cima para que fique uma receita comestível.

Grata por estares aqui e não te esqueças de fazer escolhas conscientes. 

Com Amor, 
Mafalda 

Sem comentários:

Enviar um comentário