Tofu mexido em legumes com batatinhas no forno aromatizadas por tomilho e açafrão




Fazer uma receita que inclua tofu é sempre muito engraçado e bem divertido, porque é um ingrediente muito versátil, com uma textura muito leve, podendo fazer-se quase tudo com ele na culinária vegetariana.

Já experimentei assado no forno com legumes, panados de tofu que ficam uma delícia, um dia destes tenho de fazer e colocar aqui a receita, um guisado com verduras mas ainda não tinha experimentado a versão mexido. 

Posso afirmar que fica mesmo delicioso e muito convidativo para um encontro com familiares e amigos. Há assim um leque imenso de receitas que fazem dele um ingrediente quase imprescindível na nossa culinária vegetariana e vegana.

No entanto, vários estudos recentes, apontam para este ingrediente ser cozinhado de forma moderada, já que a soja, de onde vem o tofu, está sendo modificada genéticamente. 

Por isso mesmo, é de extrema importância que se consuma mais vegetais, leguminosas ou verduras frescas e biológicas pois têm um valor nutricional muito maior. 

Costumo comprar o tofu nas lojas Celeiro Ver Aqui da marca Shambala ou Elichristi visto serem as que têm maior qualidade.

Ingredientes:

1 embalagem de tofu da marca shambala
1 courgete
1 alho francês pequeno
1 pimento vermelho pequeno
1 pimento amarelo pequeno
5 batatas brancas cortadas em meias luas
1 cebola roxa muito pequena
1 pitada de azeite
1 folha de louro
1 dente de alho sem o veio do meio
1/2 chávena de água ( se necessário )

ervas aromáticas: salsa, coentros, tomilho (opcional)
especiarias: curcuma, gengibre fresco, pimentão doce, cominhos, açafrão das indias ( escolher os que mais aprecia e adicionar aos ingredientes durante a confecção da receita )

Preparação: 

Colocar num wok ou frigideira em cerâmica a cebola, o azeite, o louro e o alho deixando cozinhar por uns minutos. Adicionar os pimentos, o alho francês e a courgete partidos aos quadrados muito finos e quanto mais finos melhor porque ajuda na digestão até alourar um pouco. 

Ir adicionando aos poucos as ervas aromáticas e as especiarias a gosto, eu utilizei uma colher de café de pimentão doce, de curcuma, de sal e um pouco de gengibre fresco, mexendo sempre até estarem bem cozinhados. 

Pegar no tofu com as mãos e desmanchar até ficar no ponto que parece "ovo mexido" e adicionar ao preparado da receita mexendo muito bem.

Entretanto, colocar as batatinhas cortadas em meias luas no meio do forno a 180º e aromatizadas por tomilho e açafrão ou alecrim e pimentão doce durante uns 30 minutos. 

Quando terminado, adicionar as batatas ao preparado do tofu e mexer um pouco até fazer a ligação entre os ingredientes. Salpicar por cima com salsa ou coentros. Bom apetite. 

Sem comentários:

Enviar um comentário