Burguer de lentilhas com tremoços e millet


Na receita anterior, fiz uns croquetes de lentilhas que ficaram muito bons a nível de textura e de sabor. E então resolvi repetir a proeza e fazer com a mesma massa uns quantos burgueres de lentilhas acrescentando mais uns ingredientes: Tremoços e Millet. 

Escolhi estes ingredientes porque aprecio muito o sabor do tremoço e do millet. Se juntarmos os dois numa receita, teremos uma boa dose de cereais e leguminosas. Isso para uma alimentação vegetariana é muito importante.  

Millet ou Milho Painço é um cereal muito versátil, suave e nutritivo. Considerado um dos poucos cereais alcalinos, é uma óptima ajuda para o nosso estômago, digere-se muito facilmente e não contém glúten, o que o torna apto para quem tem problemas digestivos. 

O tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e bastante rico nutricionalmente. Possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados como ômega 3 e 6, ferro e fibras. 



Ingredientes:

1 Chávena de Millet demolhado de véspera
1 Chávena de Lentilhas demolhadas de véspera
1/2 Chávena de farinha de aveia ( compro no Aldi )
1/2 Chávena de farinha de espelta ( compro no Celeiro )
1/2 Chávena de tremoços sem casca
1 cebola pequena
1 dente de alho
Azeite q.b.
Flor de Sal q.b.
Especiarias: pimentão doce, cominhos, gengibre fresco, curcuma (opcional)
Ervas Aromáticas: coentros, salsa ou manjericão (opcional)


Preparação:

Para fazer o millet colocar num recipiente 3 partes de água para 1 parte do cereal. Adicionar o millet depois da água levantar fervura e cozer durante 30 minutos ou até a água ser absorvida. Reservar.

Para fazer as lentilhas ver aqui 

Num tacho ou wok colocar um pouco de azeite, a cebola cortada finamente e o alho picado fazendo um refogado para juntar à massa do preparado com as lentilhas e reservar.

Na bimby, colocar os tremoços descascados com as farinhas de aveia e espelta e triturar muito bem na vel 4 durante 1 minuto. Caso não tenha bimby, pode fazer numa liquidificadora. 

Depois juntar este preparado às lentilhas, juntamente com o refogado e o millet para fazer uma ligação entre todos os ingredientes.

Temperar com um pouco de flor de sal, cominhos, pimentão doce, gengibre fresco, amassar a massa até se despegar dos dedos, se quiser pode colocar um pouco de azeite nas mãos e moldar pequenos burgueres para levar ao forno a 150º uns 20 minutos ou cozinhar numa frigideira com um pouco de óleo de côco.

Acompanhar com mix de salada vegetal, rúcula e tomatinhos cherry. 

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário