Quando vou para a cozinha fazer receitas vegetarianas, começo por ir ao frigorífico e vejo o que tenho por lá que possa ser cozinhado e fique delicioso. Desta vez, preparei uns burgueres vegetarianos completamente diferentes daqueles que costumo fazer.
Lembrei-me que tinha lá no frio uns aproveitamentos de millet, alho francês já cozinhado num refogado com azeite e cebola roxa em raspas de courgete e beringela, bem como uns cogumelos shitake cozinhados com pimentos vermelhos e amarelos.
E pensei cá para comigo, que tal juntar estes alimentos cheios de sabor num recipiente com um pouco de farinha, amido de milho e especiarias?! Podia dar nuns burgueres ou croquetes bem bons e depois congelava.
É que por vezes, naquelas alturas que não nos apetece ir para a cozinha fazer comida ou num dia que nem sabemos muito bem o que fazer, dá sempre jeito ter umas refeições pré-feitas e se forem assim cheias de nutrientes ainda
melhor.
Pode fazer esta receita à sua maneira, com os aproveitamentos que tiver no seu frigorífico, basta apenas que tenham côr, sabor e que se consiga com a sua junção obter um prato nutritivo, saboroso e saudável.
Ingredientes:
1 chávena de millet demolhado de véspera
aproveitamentos de alho francês com raspas de courgete e beringela
1/4 chávena farinha de espelta branca
1/4 chávena farinha de aveia
1 colher de sopa de polvilho azedo
5 colheres de sopa de polvilho doce
1 colher de sopa de polvilho azedo
5 colheres de sopa de polvilho doce
1 pouco de amido de milho ( maizena)
aproveitamentos de cogumelos shitake com pimentos vermelhos e amarelos
1/2 chávena de grão cozido demolhado de véspera
especiarias: cominhos, pimentão doce, alho em pó (opcional)
ervas aromáticas: salsa ou coentros
1 pitada de flor de sal
1 folha de louro
2 colheres de sopa de óleo de côco
Para cozer o millet veja aqui
Para cozer o grão ver aqui
Depois de cozidos reservar num recipiente em separado.
Levar o grão e o millet à temperatura ambiente mais os aproveitamentos refogados num pouco de azeite com cebola roxa, folha de louro e flor de sal até à taça da bimby e triturar tudo na velocidade 4 durante uns 2 minutos. Pode fazer o mesmo processo numa liquidificadora ou semelhante.
Retirar essa massa e colocar num recipiente com a farinha de espelta e de aveia mais o amido de milho e os polvilhos para dar uma certa liga entre os ingredientes.
Verifique os temperos de forma que não fiquem salgados porque já foram cozinhados. Eu adicionei cominhos e pimentão doce porque gosto muito do sabor destas especiarias e também um molho grande de salsa lavada e cortada finamente.
Caso verifique, que a massa fica colada à mãos, pode colocar dentro do recipiente umas raspas de cenoura, um pouco de óleo de côco ou água morna para tornar a massa mais macia e cremosa.
De seguida, faça pequenos burgueres com a mão ou com um molde para esse efeito, bem como pequenos croquetes ou pataniscas e leve ao forno pré-aquecido a 180º uns 20 minutos sendo que 10 deles são de cada lado.
Pode também levar uma frigideira ao lume com duas colheres de óleo de côco e fritar uns 3 minutos de cada lado.
Os restantes que sobrarem pode congelar umas duas semanas no seu congelador e quando não apetecer cozinhar é só colocar no forno de novo para ficarem quentes e poder comer de imediato.
Acompanhe com uma boa salada de vegetais temperada com azeite, limão e tomilho, oregãos.
Bom apetite.
Sem comentários:
Enviar um comentário