Biscoitos natalícios de gengibre e amêndoa com tâmaras e trigo sarraceno



Estamos a chegar ao Natal e eu já ando a pensar nas iguarias culinárias que vou levar para casa dos meus pais. A tarefa é levar uns doces desta época festiva, uns salgados e um ou dois pratos principais.

Vamos ver até lá o que é que me ocorre, mas entretanto, tenho a leve sensação de que nem se vão aperceber que a comida é feita sem nenhum ingrediente de origem animal. 


Fico muito satisfeita quando consigo fazer pratos culinários saudáveis, sem aditivos que não fazem lá muito bem e sem açucares processados, pois como todos sabemos, todos esses componentes químicos um dia mais tarde convertem-se em doenças e mau estar.

Mas para comemorar esta data tão ligada à família e às crianças para hoje fiz estes biscoitos de gengibre com amêndoa que ficaram saborosos e muito apetitosos. As crianças adoram ornamentos na comida, ingredientes com côr e desenhos, moldados com efeitos engraçados.


Como tinha cá por casa uns enfeites de Natal resolvi pôr mãos à obra, já que o meu filhote adora cookies, biscoitos, bolachinhas e ainda por cima com comida assim quem resiste.


Receita:

200 g farinha de trigo sarraceno

10 tâmaras medjool

3 colheres de sopa óleo de côco

70 g farinha de amêndoa moída na hora

1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato
sumo de meia laranja das pequenas
moldes com enfeites de Natal

Preparação:
Pré aquecer o forno a 180º. Colocar as amêndoas na bimby e pulverizar na vel 6 dando uns toques no turbo durante 1 minuto até ficar com consistência de farinha, depois juntar a farinha de trigo sarraceno juntamente com as tâmaras e pulverizar durante uns segundos.

Numa taça, colocar este preparado e ir envolvendo bem com as mãos. De seguida, adicionar o óleo, o gengibre, a canela e a laranja e envolver de novo com as mãos até ficar com uma textura macia e moldável.

Juntar por último o fermento e o bicarbonato.

Na bancada da sua cozinha colocar papel vegetal e a massa por cima, dar umas braçadas com o rolo da massa até ficar de bom tamanho e ir dispondo os moldes por cima.

Levar ao forno já pré aquecido durante uns 7 a 10 minutos, dependendo do forno. Retirar os biscoitos para um frasco de vidro depois de arrefecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário