Croquetes de tofu com alho francês, cenoura e couve coração


Quando na receita anterior escrevi que tinha feito douradinhos de tofu para o meu filho, não mencionei que das sobras que tinha no frigorífico, apenas uns legumes que juntei ao resto do tofu, surgiram estes croquetes que ficaram com um sabor mesmo bom.

Costumo dizer que a comida de um dia para o outro ganha um novo sabor, fica melhor, bem mais saborosa e muito mais apurada.

Ingredientes:

250 g de tofu (utilizo da marca Shambala ou Eichristi)
sobras de legumes no frigorífico ( alho francês refogado com cenoura laminada em azeite e cebola com louro)
150 g de couve coração cozida a vapor na bimby 
1 cebola pequena
1 colher de café de cominhos
1 pitada de pimentão doce
alho em pó
azeite q.b
Óleo de côco ou de girassol
2 colheres de sopa de levedura de cerveja
farinha de aveia q.b.
farinha de arroz q.b.
duas colheres de sopa de amido de milho ou maizena para quatro colheres de sopa de água para panar 
pão ralado para panar  

Preparação:

Para fazer a marinada:

Cortar o tofu às fatias com cerca de um centimetro e meio a dois mais ou menos e fazer uma marinada para dentro de um saco de plástico com sumo de meio limão, alho em pó, pimentão doce, azeite, uma folha de louro pequena, uma pitada de flor de sal, 1 dente de alho cortado aos bocados pequenos e um pouco de tamari. 

Deixar durante a noite no frigorífico para poder confeccionar no dia seguinte.

Colocar a couve coração a cozer a vapor na varoma da bimby por uns 5 minutos.

Numa taça, esmigalhar o tofu com as mãos em modo de mexidinho e reservar. Numa frigideira, colocar um fio de azeite, a cebola e a folha de louro a alourar uns segundos, adicionar os temperos a gosto, pimentão doce, alho em pó, os cominhos e mexer bem.

Juntar o tofu ao refogado e ir mexendo, colocar a couve coração cortada aos bocados e adicionar o alho francês e a cenoura apenas para ficar tudo mais homogéneo, sempre mexendo para que os restantes ingredientes fiquem bem incorporados uns nos outros. 

Colocar este preparado numa taça e adicionar um pouco de farinha de aveia e farinha de arroz até se conseguir que a massa se despegue dos dedos. Juntar a levedura de cerveja e mexer muito bem com as mãos mais um pouco. Levar a massa ao frigorífico por uma hora para se poder moldar os croquetes.

Entretanto, num prato colocar 2 colheres de sopa de amido de milho com 4 colheres de sopa de água e reservar. Noutro prato colocar um pouco de pão ralado para panar. Numa frigideira ou wok, juntar óleo de côco, moldar a massa com os dedos em forma de croquete e fritar uns segundos de um lado ao outro. Atenção que a massa dos croquetes já está cozinhada e quando vai ao lume não é necessário ficar muito tempo. Apenas o suficiente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário