Brownies de batata doce com tâmaras e cacau crú


Para comemorar os 500 gostos da página do blog no facebook, decidi fazer estes brownies de batata doce que à muito queria voltar a confeccionar mas ainda não tinha tido inspiração suficiente para modificar uns ingredientes que tinha de uma receita antiga.

Quando me tornei vegetariana, tive que reaprender a comer e a cozinhar ingredientes que para mim na altura eram desconhecidos ( em 2003 a vida não era tão facilitada para vegetarianos e veganos como é hoje em dia), mas com o tempo, o empenho, o gosto pela culinária e a vontade de me alimentar de uma forma mais saudável, fez de mim uma pessoa mais interessada e focada em fazer desta forma de ser e estar um lema de vida.


Quando hoje andava a decidir o que iria cozinhar, lembrei-me destes brownies que aprendi a fazer com uma amiga, que na altura me ensinou quase tudo o que havia para aprender no que diz respeito à cozinha vegetariana. 

Claro que, com os anos vamos aprendendo a degustar novos alimentos, novos sabores, texturas e consistências, mas estes brownies ficaram sempre na minha memória como algo que se faz de forma muito simples e com ingredientes que normalmente temos por casa, na nossa dispensa e frigorífico.


Na altura fazia esta receita com açucar mascavado ou açucar amarelo, mas nas palestras que assisti ou nos workshops que fui tirando, descobri que nem tudo tem de ser feito com açucar refinado, por isso descobri recentemente que posso utillizar figos secos ou tâmaras secas para adoçar sobremesas ou doces vegetarianos. 

Estas que estão na fotografia foram-me gentilmente oferecidas por uns amigos que estiverem recentemente no Dubai a passar umas férias. Chamam-se tâmaras Mazafati e são maravilhosas. Gosto muito das tâmaras medjool que facilmente se encontram em mercados, feiras e supermercados biológicos pelo nosso país fora.

No entanto, as mazafati têm uma consistência mais crocante como se fosse caramelo, e as medjool parecem mais cremosas como os figos secos, mas ambas são muito nutritivas e extremamente saudáveis para o nosso organismo.

E agora que já se vai fazendo tarde vamos ao que interessa :)

Ingredientes:

800 g de batata doce 
120 g farinha de trigo sarraceno moída na hora na bimby
120 g de amêndoa moída na bimby
300 g tâmaras mazafati sem caroço 
8 colheres de sopa de de cacau cru em pó biológico 
8 colheres de sopa xarope de ácer
3 colheres de sopa óleo de côco
1 pitada de flor de sal

Preparação: 

Pré aqueça o forno a 180º. Cortar as batatas doce aos cubos para dentro de um tacho com água e deixar cozer durante uns 20 minutos ou até ficarem em modo desfeito. 

Quando estiverem prontas reserve até ficarem frias. Colocar as batatas na bimby juntamente com as tâmaras e pulverizar na vel 9 uns 2 minutos ou no turbo até ficarem com uma consistência cremosa reduzidas a puré. 

Numa taça, juntar a farinha de trigo sarraceno que foi moída na bimby uns breves minutos com a amêndoa, a flor de sal, o cacau cru, o xarope de ácer e o óleo de côco. Adicionar o creme da batata doce ao preparado anterior e mexer até que todos os ingredientes fiquem bem misturados. 

Forrar um tabuleiro com papel vegetal e untar com farinha e óleo de côco. Adicionar a massa e alisar com uma espátula. Levar ao forno já pré aquecido uns 10 a 15 minutos. 

Deixe arrefecer uns minutos, desenforme com cuidado e polvilhe com farinha de trigo sarraceno, cacau e tâmaras devidamente pulverizados na bimby. 

Bom apetite.

1 comentário:

  1. Adorei estes brownies, são maravilhosos,super macios docinhos e sempre muito saudáveis, adorooo as receitas da Mafalda e dos miminhos que leva sempre para eu provar 😍

    ResponderEliminar