Mousse de abacate e limão



Acordei a pensar nuns abacates bem maduros que tinha encontrado esquecidos na minha fruteira. E comecei a magicar uma receita que pudesse levar um delicioso leite condensado de côco vegan que adquiri através da Villarrica Gourmet Store.


A última vez que fiz uma mousse juntei este leite condensado com duas mangas maduras e ficou uma autêntica maravilha. Depois desta experiência, fiquei a pensar que para uma próxima vez teria que testar com outro ingrediente. 

Podem juntar cacau, canela, limão, papaia, maracujá ou outras frutas que possam ficar com esta consistência cremosa e muito saborosa.


O abacate sendo muito versátil, podem ser feitas muitas receitas tanto salgadas como doces, isso vai depender do gosto de cada um e de como o vosso palato reage aos sabores. 

Eu gosto muito de juntar um fio de azeite, umas gotas de limão, pimenta preta, oregãos, uma pitada de sal e fatiá-lo para colocar por cima de uma fatia de pão rústico ou saloio, de preferência torrado ou tostado.

Uma boa dica é cortar um dente de alho e passar por cima do pão depois de torrado para ficar com este aroma maravilhoso.

Outras receitas que ficam sempre bem é a mousse de chocolate com abacate, hummus de abacate, tartes com abacate e lima, gelados de abacate, bolos com abacate e muito mais.

Nesta receita, fui um pouco ousada e juntei duas gotas de óleos essenciais de limão e laranja da marca DoTerra. 

Podem fazer receitas de mousses de manga e maracujá que ficam igualmente optimas, frescas e super fáceis de confecionar basta um pouco de criatividade e voilá ;)


Normalmente, não costumo falar de marcas aqui no blog, mas desta vez, tenho mesmo de deixar aqui o meu comentário porque vale mesmo a pena a experiência de degustar uma receita com estes sabores incríveis. 

Um dia destes farei aqui uma postagem sobre a empresa, a sua história, a missão e de que maneira podemos utilizar estes "anjinhos" de frasco como tão carinhosamente os apelidei desde que mudaram a minha vida.


E agora aqui vai a receita ❤

Ingredientes:

2 abacates pequenos
2 mangas
6 maracujás
1 colher de sobremesa de canela
1 lata de leite condensado de côco vegan ou 1 lata de leite de côco
1 colher de sopa de xarope de acer
2 gotas de óleo essencial de limão
2 gotas de óleo essencial wild orange
2 gotas de óleo essencial de tangerina


Modo de preparação:

Para descascar o abacate é necessário termos uma faca à mão para dar um corte em volta de maneira que o caroço saia com alguma facilidade. Retirar com uma colher a polpa e esmigalhar com um garfo. Relativamente às mangas ou maracujás basta descascar e colocar numa taça.

Adicionar o leite condensado ou o leite de côco, a canela e o xarope de ácer mexendo com uma vara de arames. Utilizar uns minutos a batedeira para ficar com uma textura mais cremosa e por último juntar as gotas dos óleos essenciais.

Colocar a mistura em taças pequenas e decorar com frutos vermelhos, morangos ou bagos de romãs.

Levar ao frigorífico até servir.



Com Amor,
Mafalda

Caso queiras mais informações sobre os óleos essenciais estou disponível para tirar todas as tuas dúvidas, ajudar-te a perceber como funcionam, como usares em ti e na tua família, na tua casa e na vida diária. 


Podes procurar a página do instagram sobre o meu trabalho com os óleos essenciais https://bit.ly/3feLL5U e também no facebook: https://bit.ly/2Djtd6k

Grata por estares aqui e continua a fazer escolhas conscientes ;)

"Bifinhos" de cogumelos pleurotus com natas e arroz basmati


Hoje trago aqui uma receita que faço muitas vezes durante a semana cá por casa, e pensando bem, fica sempre uma maravilha. Claro que os cogumelos pleurotus vão abrilhantar ainda mais este prato vegetariano por isso fiquem atentas(os) porque vale mesma a pena experimentar estes deliciosos "bifinhos" de cogumelos.

Para confeccionarem esta refeição precisam de fazer uma marinada para os cogumelos uma meia hora antes de fazerem a receita. Ou então umas horas antes dependendo do vosso tempo e disponibilidade. 

Nem sempre consigo fazê-lo, no entanto, eles próprios conseguem absorver qualquer especiaria, ervas aromáticas ou outro condimento que costumam utilizar para temperar a vossa comida.

Normalmente adiciono pimentão doce, alho fresco bem picado, curcuma e pimenta preta, tomate pelado ou aos cubos bem como algumas ervas aromáticas salsa, coentros, manjericão e oregaõs ou cebolinho.

Para finalizar podem fazer uma taça de arroz basmati ou integral e juntar umas ervilhas, cenouras ou outros legumes ao vosso gosto. 


Ingredientes:

1 chávena de cogumelos pleurotus 
1 chávena de arroz basmati 
2 cebolas roxas médias 
1 cabeça de alho
azeite q.b.
1 folha de louro
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento amarelo 
1 embalagem de natas de arroz 
1 colher de sopa levedura nutricional
Temperos a gosto 
1 pitada flor de sal
óleos essenciais: alecrim e laranja selvagem



Preparação da receita:

Para fazer o arroz basmati basta colocar num tacho uma cabeça de alho cortado com um fio de azeite. Refogar um pouco e mexer com uma colher de pau. De seguida colocar o arroz mexer e adicionar água a ferver. Deixar a cozinhar até a água evaporar por completo. Reservar. 

Para os cogumelos pleurotus juntar num tacho um fio de azeite, uma folha de louro, uma cabeça de alho e uma cebola cortada às rodelas deixando refogar uns 5 minutos. 

Adicionar os cogumelos, pimentos vermelhos e amarelos cortados aos cubos mais temperos a gosto. Antes de apagar o lume retirar a folha de louro e deixar a cozinhar mais uns segundos.

Juntei pimentão doce, pimenta preta, curcuma, levedura nutricional e alho em pó. Deixar a cozinhar o preparado uns 10 minutos para apurar os sabores e antes de apagar o lume adicionar as natas de arroz deixando ferver uns segundos.  

Cozer os brócolos a vapor na bimby durante 1 minuto e juntar ao prato. 

Em vez de cozinharem arroz basmati, podem substituir por batatas assadas no forno ou cozinhá-las numa fritadeira de ar quente. Desta forma, não têm que as fritar em óleo, sendo mais saudável.

No final, adicionar ao prato uma gota de óleo essencial de laranja e com um palito dentro do frasco do alecrim passar por cima. 

Ficou divinal 💗




Com Amor,
Mafalda

Caso queiras mais informações sobre os óleos essenciais estou disponível para tirar todas as tuas dúvidas, ajudar-te a perceber como funcionam, como usares em ti e na tua família, na tua casa e na vida diária. 

Podes procurar a página do instagram sobre o meu trabalho com os óleos essenciais https://bit.ly/3feLL5U e também no facebook: https://bit.ly/2Djtd6k

Grata por estares aqui e continua a fazer escolhas conscientes ;)

Mousse de morango e cajus em pepitas de cacau e côco



Sempre que me apetece um doce fresco lembro-me logo de mousses de fruta, quer seja de Verão ou de Inverno. Hoje até está um dia chuvoso e cinzento, mas só de me lembrar na possibilidade de comer algo saboroso, e ao mesmo tempo doce e saudável, dá-me logo vontade de ir para a cozinha. 

E assim fiz. Já tinha cajus demolhados para fazer outras receitas, os morangos que estavam no frigorífico iam servir para outros testes que ia fazer, mais um resto de côco ralado bio e pepitas de cacau crú. Só que desta vez, quis mesmo testar esta mousse, sem natas, sem leites e sem açucares processados.

Fazer uma receita semelhante às que já existem, nem sempre é fácil, mas testando umas quantas vezes chegamos lá e no final é uma sensação de dever cumprido. Eu, pelo menos, sinto uma imensa alegria de ver uma receita acabada, saboreá-la e ter ficado uma autêntica delícia.



Receita:

250g morangos biológicos
250g cajús crus demolhados de véspera pelo menos 4 horas 
250g de água 
8 colheres xarope de ácer
30 ml (duas colheres de sopa) de algas agar agar
raspas de cacau e côco ralado para decorar
Óleos essenciais: Limão, Laranja, tangerina, hortelã pimenta ou menta (fica ao vosso gosto pessoal)


Preparação:

Na bimby ou num processador, triture os morangos com um pouco de água mais o xarope de ácer durante um minuto.

Adicione este preparado num tacho com as algas agar agar em pó e mexa até ferver em lume brando. Reserve.

Na bimby, triture os cajus com a água da demolha durante dois minutos ou até ficar em creme. Junte esta mistura aos morangos e mexa com uma vara de arames.

Coloque em taças por camadas. Um pouco de creme de morangos e uma camada de cajus e assim sucessivamente até chegar ao cimo.  

No final, junte raspas de cacau e côco por cima do preparado.

Leve ao frigorífico durante a noite ou no mínimo 4 horas. 

Pode substituir os cajus por bebida vegetal de côco na mesma medida. E em vez de morangos pode usar mirtilos, frutos vermelhos congelados, abacaxi, manga, maracujás ou pêssegos. Tudo na mesma medida.

Com Amor,
Mafalda

Caso queiras mais informações sobre os óleos essenciais estou disponível para tirar todas as tuas dúvidas, ajudar-te a perceber como funcionam, como usares em ti e na tua família, na tua casa e na vida diária. 

Podes procurar a página do instagram sobre o meu trabalho com os óleos essenciais https://bit.ly/3feLL5U e também no facebook: https://bit.ly/2Djtd6k

Grata por estares aqui e continua a fazer escolhas conscientes ;)

Bolo de banana e aveia com canela



Parabéns querido blog!!!
Já contas com 4 anos de vida!!!
Quando comecei a escrever receitas vegetarianas jamais pensaria no impacto que isso poderia trazer na minha vida e na vida das outras pessoas.
Ao longo destes anos fui conhecendo muita gente com quem aprendi muito e sinto que também aprenderam comigo, tirei cursos, workshops, assisti a conferências e eventos, fui criando estrutura como pessoa e sei que a mudança passa muito por desenvolver conceitos e estratégias para que possamos alimentar-nos melhor de forma mais consciente, ética e feliz tendo como base soluções naturais.
Quero agradecer a todos que estão comigo desde o início, que gostam das minhas comidas, comentam as minhas publicações, fazem perguntas e colocam questões. É sinal que querem aprender e conhecer mais sobre este caminho maravilhoso.
E que incrivel que É!!!
Ao longo deste trajecto, tenho conhecido pessoas incríveis que me ensinaram muito, que ajudaram a tornar-me uma pessoa melhor e a estabelecer uma relação de amizade e companheirismo.
Ser vegetariana não é difícil, é acima de qualquer coisa uma questão de consciência, ética, amar no seu todo e querer melhorar uma vida de cada vez.
Estou grata ao universo por me ter ajudado a criar todas as ferramentas necessárias para que eu tome as rédeas do meu caminho com assertividade, foco e determinação.
E cá vou continuar na minha caminhada evolutiva em resiliência e crescimento pessoal.
Para comemorar esta data trago-vos um bolinho maravilhoso com banana e aveia aromatizado com óleos essenciais de limão ou laranja selvagem. 
Fica à vossa escolha. Desta vez juntei de limão.
Espero que gostem tanto como eu e o pessoal cá de casa.
Tenham uma boa vida e em consciência.

Ingredientes:

1 banana grande biológica
200g farinha de arroz ou de aveia (costumo usar farinha de banana)
80g polvilho doce ou amido de milho
170g açúcar demerara ou de côco
400 ml bebida vegetal da vossa preferência ou água (costumo usar bebida de aveia ou côco  
100 ml óleo de grainha de uva
10 ml fermento em pó 
óleo essencial de limão ou de laranja selvagem


Numa taça, amassar a banana com um garfo e juntar a bebida vegetal da sua escolha. Eu costumo juntar bebida vegetal de aveia ou côco porque dão um sabor mais doce às nossas receitas, apesar desta não necessitar, porque tem a banana que vai dar esse efeito. 

Juntar o óleo vegetal, neste caso adicionei óleo de grainha de uva que não tem cheiro e gosto bastante da consistência que cria nos bolos ou cupckakes.

Com uma vara de arames mexer muito bem e adicionar o açucar demerara ou de côco. Se quiser pode escolher outro tipo de açucares ou adoçantes naturais.

Misturar novamente todos os ingredientes e adicionar os flocos de aveia, a farinha de arroz, o polvilho doce, o fermento e a canela. Deitar por cima 3 gotas de óleo essencial de limão ou laranja. 

Desta vez escolhi o aroma refrescante do limão.

Mexer um pouco e colocar numa forma para bolos devidamente untada com um pouco de óleo vegetal. 

Levar a assar em forno pré aquecido durante 25 a 30 minutos.



Os óleos essenciais da marca dōTERRA são aqueles que utilizo nas minhas receitas porque são 100% puros. Podem ser usados com a total confiança nas vossas receitas bem como para uso pessoal e doméstico.


Alguma questão sobre esta temática basta enviar uma mensagem ou fazer aqui abaixo um comentário que estarei lá para responder a todas as tuas questões. 

Grata por estares desse lado e sê consciente das tuas escolhas.

Burguer de beringela e courgete com aveia


Quando somos vegetarianos gostamos de criar e inventar mas nem sempre a nossa veia criativa está em alta. Contudo, há sempre espaço no meu cérebro para fazer um burguer vegetariano, onde posso demonstrar como podemos comer bem, de forma nutritiva, saudável e feliz, com alimentos que todos temos em casa.

Esta é daquelas receitas que costumo fazer muitas vezes mas também levo comigo quando vou para reuniões familiares ou amigos. 
É muito simples, fácil de confecionar e os alimentos podem ser encontrados em todos os estabelecimentos comerciais. 

Os óleos essenciais já fazem parte da minha vida desde 2018 e foi a melhor escolha que fiz desde que soube poder usá-los nas minhas receitas, na minha saúde, que posso ingerir com total confiança e ainda usar na minha higiene diária bem como na limpeza da minha casa. Neste caso usei óleo essencial de limão e oregão para dar um aroma especial.

Aqui fica a receita com uma vontade de que tu também possas fazer a diferença na tua vida, pelo nosso planeta, por nós, pela natureza e por todos os seres sencientes que convivem connosco todos os dias. Faz uma experiência e adere às segundas sem carne vais ver que te vais sentir muito melhor.



Receita: (12 burguers médios aproximadamente)

1 chávena farinha de aveia biológica sem glúten
1 beringela ralada
1 courgete ralada
1 cebola roxa 
1/2 beterraba ralada
4 tiras de pimento vermelho
1 tomate vermelho pequeno 
6 batatas doce laranja 
1 colher de sopa de sementes de chia demolhada para 3 colheres de sopa de água
curcuma ou açafrão das indias, pimentão doce e pimenta preta q.b.
sal q.b.
1 folha de louro
1 dente de alho
azeite q.b.
1 gota de óleo essencial de limão
1 pouco de óleo essencial de oregão



Ralar a beringela e a courgete para uma taça e juntar 1 gota de óleo essencial de limão para não oxidar. Ralar de seguida a beterraba e fazer o mesmo procedimento. 
Levar um tacho ao lume com o azeite, a cebola roxa e o alho cortados finamente, o tomate e o pimento vermelho em cubos. Ir mexendo um pouco e adicionar uma pitada de curcuma, pimentão doce e pimenta preta aos ingredientes anteriores para ganhar sabor. 
Apagar o lume passado uns 5 minutos e deixar arrefecer.
Adicionar todos os alimentos numa taça grande e juntar a farinha de aveia com a chia. Mexer bem com uma espátula de forma que fique com uma boa consistência. 



Moldar em formato de burguers e levar ao forno pré aquecido a 180 graus uns 10 minutos de cada lado.
Para acompanhar cortei umas batatas doce laranja aos cubos temperadas com tomilho, pimentão doce, azeite e uma pitada de sal e coloquei a assar no forno juntamente com os burguers. 
Fiz uma salada de alface frisada e tomate maduro aromatizada com óleo essencial de limão e oregão. 
Ficou com um aroma maravilhoso.
Bom apetite.



Caso queiras mais informações sobre os óleos essenciais estou disponível para tirar todas as tuas dúvidas, ajudar-te a perceber como funcionam os óleos essenciais, como usares em ti e na tua família, na tua casa e na vida diária. 

Podes procurar aqui a minha ligação ao instagram sobre o meu trabalho com os óleos essenciais https://bit.ly/3feLL5U e também aqui no facebook: https://bit.ly/2Djtd6k

Grata por estares aqui e continua a fazer escolhas conscientes ;)

Pastéis de Arroz e Courgete com Manjericão


Quando tenho uns restos de comida no frigorífico sai-me umas invenções culinárias bem engraçadas, pois sou daquelas pessoas que não gosta de desperdiçar comida.

Desta vez tinha um resto de arroz basmati e uma courgete a ficar com um aspecto pouco convidativo para uma refeição com legumes.



E de repente, tornou-se o ingrediente chave para estes pastéis de arroz que faço muitas vezes cá por casa. O arroz basmati pode ser feito de muitas maneiras, mas eu gosto especialmente quando é confecionado desta forma ver aqui

Espero que gostem da receita e se tiverem alguma dúvida perguntem aqui em baixo nos comentários.

Ingredientes:

Restos de arroz basmati do frigorífico
1 courgete ralada
1/2 chávena de farinha de grão
3 colheres de sopa de farinha de linhaça para 9 colheres de sopa de água ( demolhar 15 minutos para substituição de 3 ovos )
1 pitada de flor de sal
1 colher de chá de fermento sem glúten
1/4 de chávena de água ou um pouco menos
6 colheres de sopa de bebida vegetal ( opcional - utilizei de aveia )
óleo essencial de manjericão e limão

Preparação:

Num recipiente, colocar os restos do arroz com a courgete ralada e mexer bem adicionando a farinha de grão, o fermento e a farinha de linhaça em água. 

Colocar o sal, um pouco de água, a bebida vegetal e mexer muito bem para fazer a ligação de todos os ingredientes. 

Continuar mexendo até a massa ficar com uma consistência cremosa, adicionar com um palito dentro do frasco um pouco de óleo essencial de manjericão e  gotas de óleo essencial de limão.

De seguida, com a ajuda de uma colher, retirar pequenas porções da massa de forma a ficarem com uma textura de patanisca ou pastel, fica ao vosso critério a maneira de como mais gostam estes deliciosos bolinhos.

Levar ao forno num recipiente com papel a 180º uns 20 minutos ou fritar numa frigideira com um pouco de óleo de côco ou vegetal durante uns 3 a 5 minutos de cada lado.

Acompanhar com salada fresca, rúcula, pepinos doces, tomatinhos cherry bem como outras verduras que apreciem para esta refeição. 

Bom apetite.

Caso queiras mais informações sobre os óleos essenciais estou disponível para tirar todas as tuas dúvidas, ajudar-te a perceber como funcionam, como usares em ti e na tua família, na tua casa e na vida diária. 

Podes procurar a página do instagram sobre o meu trabalho com os óleos essenciais https://bit.ly/3feLL5U e também no facebook: https://bit.ly/2Djtd6k

Grata por estares aqui e continua a fazer escolhas conscientes ;)

Burguer vegetariano de quinoa e grão


Hoje o meu almoço vai ser este delicioso burguer de quinoa e grão com especiarias e ervas aromáticas. 

Gosto especialmente do sabor destes dois ingredientes que juntamente com a salada veio dar ainda mais brilho, saúde e amor a este pratinho maravilhoso.

Existem variadíssimas formas de fazer um bom burguer vegetariano, sendo que para isso basta ter leguminosas quer sejam grão, feijão vermelho, branco, preto, ervilhas, favas que se juntam a um cereal com qualidade podendo igualmente ser quinoa, millet, arroz basmati, arroz integral, cevada, trigo sarraceno ou outro que o seu palato esteja mais habituado a degustar.

De seguida, é só usar a imaginação e a criatividade na culnária que o gosto e o paladar juntamente com os restantes ingredientes farão dessa refeição um manjar dos deuses.


Ingredientes:

1/2 chávena de grão cozido
1/3 chávena de quinoa
3 tomates médios
1/2 chávena de farinha de aveia ou outra à vossa escolha
1 colher de sopa de levedura nutricional
1 colher de sobremesa polvilho azedo
1 colher de sopa sementes de chia em 3 colheres de sopa de água morna
1 cebola roxa
2 dentes de alho
azeite q.b.
um pitada de flor de sal
Temperos a gosto 
ervas aromáticas: manjericão, orégãos 
especiarias: curcuma, pimentão doce e pimenta preta 
óleos essenciais: limão, oregão 




Preparação:

Cozinhar a quinoa num wok com um fio de azeite e um dente de alho, adicionar água a ferver até metade do recipiente e deixar cozinhar até a água evaporar por completo. Pode acrescentar temperos a gosto. Por vezes, ponho estrela de anis ou outro aroma que sinta fazer sentido.

Triturar num processador ou na bimby na velocidade 4 durante um minuto o grão cozido mais a quinoa. Depois de triturada levar essa mistura a uma taça e juntar a farinha, a levedura nutricional, o polvilho azedo e as sementes de chia demolhadas em 3 colheres de sopa de água morna até ficar com um aspecto gelatinoso.

Mexer o preparado muito bem com as mãos até obter uma massa homogénea. Reservar.

Num tacho, juntar um pouco de azeite, a cebola mais o alho bem picados, os tomates descascados e ir mexendo até o refogado começar a ferver. Temperar com orégaos, flor de sal, manjericão fresco, pimentão doce, pimenta preta e curcuma. Triturar esta mistura durante uns segundos e juntar ao preparado anterior.

Moldar burguers com as mãos ou com moldes e colocar meia hora no frigorífico para ser mais fácil de cozinhar. Levar os burguers ao forno com um pouco de azeite a 150º durante uns 15 minutos e virar a metade do tempo. Também pode juntá-los num wok com um fio de azeite e cozinhar 3 minutos de cada lado.

Bom apetite.

Tofu de cebolada com laranja e batatas no forno caramelizadas


Quando penso naquilo que vou cozinhar nem sempre sei que ingredientes utilizar nas minhas receitas. Isto acontece-me na maioria das vezes, porque sou uma pessoa de momento, partindo para a acção no imediato.

Isso faz de mim alguém que se posiciona no mundo como sendo uma pessoa com uma personalidade activa, dinâmica e rápida mentalmente :)

Vi que tinha no frigorífico uma embalagem de tofu da marca Biodharma que costumo comprar no Celeiro. Reparei numas batatas brancas que já estavam a ficar esquecidas, encontrei umas couves acelgas onde podia fazer um delicioso salteado e mais umas ervas aromáticas para deixar aquele cheiro maravilhoso na cozinha.

Para dar largas à minha imaginação e veia criativa dei de caras com umas laranjas fantásticas, com um sabor inigualável, e sendo biológicas são muito mais doces e sumarentas, bem como, os meus óleos essenciais da DoTerra que são a pura maravilha da naturzeza.

Com todos os ingredientes na minha bancada comecei a orientar o meu pensamento para fazer uma bela receita e assim aconteceu. 

Passado uma hora tinha tudo feito e preparado para poder disfrutar da companhia com a minha família. A maioria das vezes, as pessoas pensam que cozinhar refeições vegetarianas dá muito trabalho e que para isso possa acontecer não têm tempo. 

Mas essa teoria não corresponde muito bem à realidade, e como tal, vou passar a explicar como se faz esta receita simples, fácil, rápida e muito saborosa desmistificando pensamentos mais conservadores e visões ultrapassadas. 

Ingredientes:

1 embalagem de tofu da marca Biodharma ou Shantala 
1/2 quilo de batatas brancas ou doce
1 molho de couves acelgas
sumo de 1 laranja pequena
5 gotas de óleo essencial de laranja selvagem
1 cebola roxa grande
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 pitada de flor de sal
1 gota de óleo essencial de tomilho 
ervas aromáticas: tomilho
temperos a gosto: tamari, pimentão doce, alho em pó

Preparação:

Na noite anterior, cortar o tofu em fatias mais ou menos 1 centimetro cada e fazer uma marinada para criar sabor durante essas horas. Reservar no frigorífico.

Para a marinada basta cobrir o tofu com tamari, azeite, sumo de um limão, pimentão doce e alho em pó. Podem também juntar um pouco de vinho branco, fazer vinha de alhos ou outras marinadas que estejam mais de acordo com o vosso palato.

Na altura de começarem a cozinhar podem espremer o sumo da laranja juntamente com as gotinhas de óleo essencial de laranja selvagem para um recipiente e reservar. 

Pré aquecer o forno a 180º durante 10 minutos.

Cortar as batatas com casca em meias luas ou da maneira que mais gostarem, lavem bem e reservem dentro de um recipiente com água até ao momento de serem cozinhadas. 

Num wok saltear as couves acelgas com um fio de azeite, dois dentes de alho e uma pitada de sal. Não juntem uma grande quantidade porque as couves verdes têm tendência para largar água e se colocarem muito sal ficam mesmo salgadas. Basta uma colher de café. Reservar.

Entretanto, colocar o tofu em fatias numa travessa de ir ao forno, cobrir com a marinada do dia anterior, a cebola roxa cortada em fatias mais o sumo da laranja.

Juntar as batatas noutra travessa e regar por cima com um pouco de azeite, pitada de flor de sal, pimentão doce e alho em pó.

Levar ao forno a assar mais ou menos uns 30 minutos ou até as batatas ficarem estaladiças e o tofu começar a ficar com uma tonalidade dourada.

No final, polvilhar por cima das batatas um pouco de tomilho e 1 gotinha de óleo essencial thyme (tomilho).

Juntar por cima do tofu as gotinhas de óleo essencial de laranja selvagem e mexer para largar os seus aromas.

Esta marinada e os óleos essenciais foram a cereja no topo desta receita :-)

Bom apetite.

Pão "sem" queijo de mandioca...uma delícia


Desde pequena que sempre gostei da culinária brasileira, quer sejam doces, sobremesas, bolos, salgados, comida saudável ou até mesmo junk food. 

Tenho alguns familiares espalhados pelo Rio de Janeiro e outros até mesmo pelo Brasil profundo. 

O meu avô materno esteve muitos anos a viver no Rio e trouxe de lá algumas iguarias que fui aprendendo a apreciar e a saborear. 

Consegui obter algumas receitas mas ainda não fiz a substituição para a culinária vegetariana. 

Um dia quem sabe aparece aqui no blog algumas dessas receitas maravilha. 


O pão de queijo foi dos primeiros petiscos que provei brasileiros. Amei a consistência, a textura e o sabor a queijo. No entanto, e tal como sabemos, o queijo de origem animal não é muito amigo da nossa saúde. 

Em conversa com amigos e familiares brasileiros, descobri que podemos substituir os queijos por polvilhos doce e azedo (já aqui expliquei o que são estas farinhas) e dar uma consistência de queijo com ingredientes como a batata, a batata doce, a mandioca ou até mesmo a abóbora. 

Escrevi no blog uma receita de pão "sem" queijo com batata doce que ficou uma delícia, mas esta que fiz com mandioca ficou igualmente saborosa e muito gostosa. 

Espero que gostem tanto como eu.



Ingredientes:

700 g de mandioca descascada e cozida

140 g de polvilho doce 

60 g de polvilho azedo 

40 g de óleo de côco (mas pode ser feito com azeite, óleo de milho ou de sésamo)

2 colheres de café de flor de sal

2 colheres de sopa de água da cozedura da mandioca

1 colher de café de açafrão das índias (também podem usar curcuma e serve para dar uma tonalidade bonita aos pãezinhos)

Eu costumo usar óleos essencias de oregão, tomilho ou manjericão para aromatizar as minhas receitas e dar outros sabores

Preparação:

Colocar a mandioca cortada aos bocados num tacho e deixar cozer até ficar com uma textura macia. Reserve.

Misturar os restantes ingredientes numa taça, os polvilhos, o óleo de côco, o sal, a água, o açafrão, e por último juntar o puré de mandioca amassando com as mãos até ficar tudo uniforme.  

Adicionar 2 gotas de óleo essencial de orégão

Fazer bolinhas com as maõs e colocar num tabuleiro. 

Levar ao congelador por meia hora.

Retire do frio e em forno pré-aquecido a 180°C deixar cozinhar os pãezinhos por 30 minutos ou até ficarem dourados.

Bom apetite.