Bolinhas nutritivas com tâmaras medjool, cacau crú, côco laminado e castanha de cajú



Foram precisos apenas quatro ingredientes  para fazer esta deliciosa receita de bolinhas saciantes. 

Quando era pequena, eu e a minha irmã divertiamo-nos muito a fazer brigadeiros na cozinha da nossa mãe, eram momentos bem alegres e mesmo muito divertidos, que deixavam uma sensação de satisfação e de felicidade. 

Na altura, pensávamos apenas que era engraçado e divertido fazer aquela receita, nem tinhamos sequer a consciência da quantidade de ingredientes menos bons que estávamos a ingerir para dentro do nosso organismo.

Assim sendo, para provar que também podemos fazer brigadeiros vegetarianos saborosos, cheios de ingredientes do bem, resolvi pôr mãos à obra e seguir algumas receitas que tinha em mente para poder testar e aprovar. 

Reparei após algumas tentativas, que se juntar tâmaras com frutos secos, como amendoins, amêndoas, nozes, castanha do pará ou cajus, fica uma mistura que faz lembrar o sabor caramelizado do leite condensado mas que é bem mais saudável. 

Porque tanto as tâmaras como os frutos secos, são alimentos que a natureza nos dá e é isso que procuro também transmitir através do blog. 

A comida vegetariana não é apenas comer alfaces, cenouras e tomates, que fazer comida saudável com ingredientes puros é mais fácil do que possamos pensar, que fazer receitas naturais sacia a nossa fome por muito mais tempo, podendo comer com vontade um doce de vez em quando mas sem culpa. 

E agora a deliciosa receita: 


Receita:

18 tâmaras Medjool
8 castanhas de cajú
Uma mão cheia de lascas de côco
1 colher de sopa de cacau crú
4 colheres de sopa de óleo de côco liquido

Preparação:

Num processador ou na bimby, juntar as lascas de côco e triturar até ficar em côco ralado. 
Adicionar depois as tâmaras medjool com o caju e triturar uns breves segundos até ficar uma massa cremosa. 

Colocar o óleo de côco com a colher de sopa de cacau crú e triturar mais um pouco. 

De seguida, moldar bolinhas com as mãos ou em barra e levar ao frigorífico pelo menos meia hora ou até servir.

Podem substituir o caju por amêndoas, amendoins, castanha do pará ou nozes e escolher fazer as bolinhas sem o cacau, apenas com o fruto seco que escolherem. 

Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário