Burguer de feijão vermelho e quinoa com beterraba


Para o jantar, tive mesmo que fazer estes burgueres vegetarianos, pois já andava para voltar a testá-los, já que tenho feito algumas receitas de burguers mas como estes é mesmo extraordinário. Fiquei logo impressionada com a côr, textura e sabor. 

Ainda acompanhei com brotos de alfafa e um salteado de couve coração e espinafres em alho e azeite que ficou uma delícia.

É de facto incrível a semelhança com os hamburgueres de origem animal. 

Por isso costumo dizer, gostarmos de comer determinado alimento tem muito a ver com o aspecto visual. Se o sabor estiver lá todo, bem como as proteínas e os nutrientes está tudo bem. Ficamos com uma refeição bastante nutritiva em termos de saúde. 


Neste caso aconselho a experimentarem este burguer vegetariano, saborear cada segundo em conjuntNeste caso aconselho a experimentarem este burguer vegetariano, saborear cada segundo em conjunto com os temperos que se utiliza e acompanhar com uns legumes ou umas verduras que fica uma pequena maravilha.

Numa dieta mediterrânica onde se consome carne e peixe também se coloca temperos para ganhar determinado sabor, no entanto, e no caso da culinária vegetariana, temos muito mais por onde escolher em todos os aspectos.

Mais ingredientes, mais alimentos, condimentos, temperos variados, para além de que os nossos pratos ficam muito mais bonitos, cheios de côr e com muito mais sabor. o com os temperos que se utiliza e acompanhar com uns legumes ou umas verduras que fica uma pequena maravilha. 


E agora a receita:

1 chávena de feijão vermelho cozido demolhado de véspera com uma tira de alga kombu 
(ir mudando a água de vez em quando)
1 chávena de quinoa cozida demolhada de véspera (podem encomendar na Dona Vegana)
1 beterraba ralada
Farinha de aveia e de arroz q.b.  
1 colher de sopa de levedura de cerveja
1 colher de sopa de polvilho azedo
1 folha de louro
1 cebola
1 pitada de flor de sal
1 pitada de pimenta preta
especiarias: curcuma e pimentão doce

Preparação:

Num tacho, cozer o feijão vermelho em água com  uma pitada de flor de sal e um quadrado de alga kombu. Reservar. 

Num wok, fazer um refogado com azeite e cebola juntar a quinoa e deixar a cozinhar até que a água fique evaporada. Reservar. 

Colocar o feijão e a quinoa na bimby e triturar na vel. 5 durante uns segundos até ficar com uma massa consistente. Ralar a beterraba e juntar ao preparado anterior mexendo com uma colher. 

Adicionar as farinhas aos poucos para dar uma certa liga à mistura, de modo a não ficar com os dedos colados, juntando as especiarias, a levedura, o polvilho e uma pitada de flor de sal.

Mexer mais um pouco até ficar tudo uniforme. 

Moldar os burguers com as mãos ou com moldes para o efeito e levar ao forno préaquecido a 170º durante uns 10 minutos de ambos os lados ou fazê-los numa frigideira ou wok com um fio de azeite. 

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário