Pão caseiro integral com farinha de quinoa e maca peruana




Quando pensei em fazer um pão caseiro pensava que fosse bem mais complicado do que é na realidade. Pois tenho uma máquina de fazer pão que há muito não era utilizada e que estava esquecida lá num canto da minha cozinha. 

Fiz questão de começar uma série de receitas de pães caseiros em máquina de pão, porque além de me poupar tempo e dinheiro, posso sempre criar receitas únicas, originais e criativas. 

Quis utilizá-la de novo porque cá em casa tanto o meu filho como o meu marido adoram pão. Mas os que costumo comprar nas grandes superfícies, deixam muito a desejar e contêm ingredientes que são tão estranhos que mais vale fazer mesmo em casa. 



Pode parecer difícil e dá a sensação de que fazer pão caseiro dá imenso trabalho, mas não é bem assim. Pois basta termos uma máquina de pão e programar fazê-lo durante a noite. De manhã, quando acordamos fica um cheirinho pela cozinha que até saimos de casa mais bem dispostos e de bem com a vida.

Mas para poder confeccionar um pão à altura pedi ajuda à minha querida Valeria Elena Paioli que conheci num grupo de vegetarianos e veganos no facebook e que tem um blog maravilhoso de pães caseiros http://paesveg.blogspot.pt/ 
Grata desde já minha querida pela tua ajuda e dicas durante este processo.

Fiz alguns ajustes na receita mas as medidas são muito semelhantes bem como a preparação e a utilização da farinha de trigo integral.

A única diferença foi ter acrescentado a farinha de quinoa e a maca peruana que sendo este um superalimento é considerado muito saudável e nutritivo tanto para fazer pães como biscoitos, bolachas ou bolos.

No final, gostei muito do sabor do pão, bem como da sua textura e consistência, no entanto, ainda tenho que fazer algumas alterações para ficar perfeito e para uma próxima vez à minha maneira.




Receita:

200 ml de água ligeiramente morna
1 colher sopa de açucar de côco 
1 colher sopa de farinha de linhaça
4 colheres sopa de farinha de trigo integral
2 colh chá de fermento biológico seco

Na cuba da máquina de pão colocar os ingredientes acima mencionados seleccionando o modo de preparar o pão. Eu coloquei pão médio, que fosse feito de modo rápido de preferência com uma côr média escura e que demorasse cerca de 1h40 a estar pronto. Liguei a máquina, deixei misturar os ingredientes durante uns breves segundos, coloquei em modo de pausa durante 10 minutos para que a massa ficasse com bolhas e aumentasse de volume. E assim fiz.

Quando a massa começou a ficar levedada acrescentei: 
100g de farinha de quinoa
100g de maca peruana
290g de farinha integral
1 colher chá de flor de sal 
1 colher sopa de azeite

Retirei do modo de pausa e coloquei a máquina a funcionar novamente observando a necessidade de acrescentar mais um pouco de água. Usei cerca de 100 ml a mais e fui colocando aos poucos verificando a consistência da massa. 

Se optar por fazer o pão no forno utilize o programa "massa" e coloque num recipiente para acabar o processo de cozimento.

Deixei assar dentro da máquina de pão durante aproximadamente 1h40 minutos. Quando terminou o tempo a máquina desligou-se e retirei o pão. Deixei arrefecer à temperatura ambiente e envolvi com um pano de cozinha. A minha avó costumava fazer isso quando acabava de fazer o pão, dizia que ficava mais fofinho e durava mais tempo

Quando vi que o pão já estava morno cortei em fatias e acompanhei com uma maionese de abacate com pimenta preta, noz moscada, flor de sal e limão. Cortei umas fatias às rodelas de tomate e coloquei por cima com sementes de sésamo.




É de referir que a farinha de quinoa, a maca peruana e o açucar de côco são da loja online Dona Vegana

Basta efectuar uma pesquisa e fazer a encomenda.
Produtos de excelente qualidade/preço. 
Recomendo vivamente.

Receita adaptada do blog da Valeria Elena Paioli

Sem comentários:

Enviar um comentário